O diretor do Instituto Médico legal Estácio de Lima (IML de Maceió), médico legista Gerson Odilon, assinou na manhã de hoje, 25, portaria oficial que altera os horários para recolhimentos de corpos de morte violenta e a esclarecer do Hospital Geral do Estado. A medida foi tomada pela direção para disciplinar os serviços efetuados pelo órgão diariamente no necrotério do HGE.

Gerson Odilon explicou que todas as vítimas de morte violenta ocasionada por instrumentos cortantes, perfurantes ou contundentes, ou quando se há uma suspeita de morte não natural, o IML é acionado pelo hospital para recolher o corpo e realizar o exame de necropsia.

“Até hoje, as equipes das viaturas do IML de Maceió buscavam os corpos no HGE três vezes ao dia, sempre as sete, quatorze e dezoito horas. Com a nova portaria, esse horário foi ampliado para cinco vezes. Agora as viaturas passaram a frequentar o hospital nos seguintes horários: 06h00, 09h00, 11h00, 14h00 e 17h00”, afirmou Gerson.

O diretor disse que o disciplinamento se fez necessário porque a unidade de saúde é responsável pelo recebimento de vítimas de violência da capital, região metropolitana e de boa parte do Estado. Agora ele explicou que a portaria, já em vigor, é restrita a unidade de urgência e emergência de Maceió.

Quanto aos outros hospitais da Capital e demais municípios que compõem a área de atuação do Instituto Médico Legal de Maceió, os corpos serão recolhidos, após os procedimentos previstos no regimento interno da Secretaria da Defesa social, que prevê a colocação das Pulseiras de Identificação de Cadáver (PIC), e a confecção do Boletim de Identificação de Cadáver (BIC) pelos órgãos competentes.