Representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com AIDS formularam uma denúncia junto ao deputado estadual Judson Cabral, de que há mais de 15 dias as mães portadoras do vírus HIV não estão recebendo a fórmula láctea infantil para a amamentação dos seus filhos. Como essas mães não podem amamentar por risco de transmitir o vírus para o filho, elas dependem desse leite para garantir a alimentação.

Judson fez questão de manifestar a sua indignação nas redes sociais em relação à situação que os portadores estão sofrendo. “Isso é uma falta de respeito. Representantes da rede nacional entraram em contato comigo para divulgar e tentar solucionar o caso. O que não entendo é que para assuntos maiores, o poder público resolver mais rápido”, afirmou.

Ainda segundo o deputado, se a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) não tomar providências, ele irá denunciar o caso no Ministério Público Estadual. “Não sei como essas mães estão se virando para amamentar seus filhos, isso é desumano. E se não tomarem providências, vou ingressar no Ministério Público”, afirmou.

Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, na próxima semana, 560 latas de leite estarão sendo entregues para atender as crianças expostas ao risco de contrair HIV. Salienta, ainda, que existem mais dois processos licitatórios em curso, visando adquirir 7.800 latas de leite. Estes processos deverão ser concluídos nos próximos dias, assegurando que não falte alimentação adequada para amamentar as crianças impedidas de consumir leite materno, em razão de suas mães estarem infectadas com o vírus da Aids.