O secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Ivã Vilela, reuniu-se com o Ministério do Meio Ambiente em Brasília nos dias 08 e 09 de maio para a Oficina de Planejamento de Ações do Programa Água para Todos. Na ocasião, o secretário assinou um termo aditivo do Programa Água Doce que visa recuperar 24 sistemas de dessalinização no Estado até o final de 2013.
Com as previsões climáticas indicando a diminuição das chuvas no Sertão, Sertão do São Francisco, Baixo São Francisco e Agreste e a população sofrendo com os efeitos da estiagem, ao menos 24 poços já existentes serão ativados nos próximos 60 dias. No entanto, a água desses poços é imprópria para o consumo humano, sendo necessária a instalação dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce - assunto tratado em Brasília.
Ativo em Alagoas desde 2009, o Água Doce é um projeto integrante do Programa Água para Todos, e consiste na ativação de poços artesianos de água salobra, escavação de tanques para o armazenamento do rejeito dos poços após a dessalinização, e instalação e manutenção dos dessalinizadores de água. No momento os municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Dois Riachos, já tem tanques escavados, e as obras para as unidades de Santana do Ipanema já foram iniciadas. Essas cidades receberão prioridade na ativação dos poços uma vez que já podem iniciar as atividades.
Os municípios de Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, Piranhas, Major Isidoro, Batalha, Igaci, Girau do Ponciano e Traipu também serão beneficiados pelo termo aditivo, totalizando uma média de 520 famílias beneficiadas pela ativação de poços artesianos que produzem entre 1m³ e 4m³ de água por hora.
O Convênio do Programa Água Doce vai até o ano de 2014 e prevê a instalação de mais 101 unidades de dessalinizadoras até seu término. A Semarh anuncia ainda que a inauguração da terceira Unidade Demonstrativa do Programa, em Cacimbinhas, está prevista para o final de Maio.