Amor Exigente:Grupo de apoio as familias

09/05/2012 07:32 - Bispo
Por Redação
Image

O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família, que são praticados por meio dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda que através de seus voluntários, sensibilizam as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.


            Há 26 anos, o Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos. O Programa eficaz estendeu-se também ao trabalho com Prevenção , passando a atuar como um movimento de proteção social Amor-Exigente, pois desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como lutar contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas são também propostas do Amor-Exigente.


Atualmente, o movimento conta com 10 mil voluntários, que realizam, aproximadamente, 100 mil atendimentos mensais por meio de reuniões, cursos e palestras. São 536 grupos no Brasil, 2 na Argentina, 1 no Peru e 9 no Uruguai, além de 350 grupos em fase experimental e 249 Subgrupos de Jovens na Sobriedade. 

Grupos em Maceió:

GRUPO FÊNIX MACEIÓ SUEPÃO - CEPA
Av.Fernandes Lima s/n Farol Segunda-feira 19:00 Segunda-feira 19:00                    JEFFERSON VASCONCELOS GOES (82) 3327-2969 


GRUPO MOSTRAR CAMINHOS MACEIÓ Convento dos Capuchinhos                           R.Joaquim Nabuco, 148 Segunda-feira 19:30 ANDRÉ ROCHA MOREIRA
(82) 3241-0178 andrerochamoreira@hotmail.com


GRUPO NOVA VIDA MACEIÓ Convento dos Capuchinhos R.Joaquim Nabuco, 148 Farol Terça-feira 19:30 MARIA ÂNGELA PAIVA GUIMARÃES (82) 3241-1210 hozanaluz@msn.com

GRUPO RENASCER MACEIÓ Projeto Guardião
R.Augusto Ribeiro, 62 Jatiúca Segunda-feira 19:30 Terça-feira 19:30
LÚCIA PRETTI DE MENEZES SILVA (82) 3327-9706 luciapretti@hotmail.com  

OS 12 PRINCIPIOS BÁSICOS DO AMOR EXIGENTE


1º – RAÍZES CULTURAIS:

“Ninguém dá o que não tem”. Pais vázios, filhos frágeis. Escrevia um jovem encarcerado a seus pais: “Porque vocês foram tão fracos no bem, eu fui forte no mal”. Pais desesperados, filhos desorientados.


2º – OS PAIS TAMBÉM SÃO GENTE:

Isso quer dizer que os pais não são onipotentes, pelo contrário, devem aceitar suas imperfeições e devem perdoar a si próprios, sem perder a autoridade, nem desanimar por causa dos problemas.


3º – OS RECURSOS SÃO LIMITADOS:

Na verdade, os pais precisam ser ajudados com o apreço, reconhecimento e atenção dos filhos, pois sofrem limitações econômicas, emocionais, éticas, religiosas.


4º – PAIS E FILHOS NÃO SÃO IGUAIS:

Aos pais cabe a obrigação de intervir, de estabelecer normas, de cobrar. Não pode abdicar de sua missão nem de sua autoridade. Os filhos devem respeito aos pais.


5º – CULPA:

O jogo da culpa não resolve nada. A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação. De nada adianta autoflagelar-se, o que importa é mudar, aprender com os erros. É tempo de parar de se culpar e culpar os outros e de começar a agir com novos propósitos.


6º COMPORTAMENTO:

O comportamento dos pais afeta os filhos e o comportamento dos filhos afeta os pais. O jeito de ser pai e mãe, o testemunho de vida dos pais, os gestos mais que as palavras afetam os filhos. Por outro lado, os acontecimentos da vida dos filhos, sua conduta, suas crises, afetam os pais. Os pais também precisam de ajuda.


7º TOMADA DE ATITUDE:

É preciso tomar atitude. Não omitir-se nem delegar responsabilidades para terceiros. Os pais devem discordar dos filhos quando errados, tomar atitude contra os abusos, buscar o apoio de outras pessoas, sobretudo obter informações. É preciso decidir, agir, cumprir seu dever e sua missão.


8º A CRISE:

Os problemas são possibilidades de vitória. É preciso trocar idéias, aceitar ajuda de outras pessoas, saber administrar as crises. Das crises bem administradas surge a possibilidade de mudanças positivas.


9º GRUPO DE APOIO ;

Esse grupo é formado por pais envolvidos com problemas de drogas com seus filhos, para troca de experiências, informações e instruções. Assim, os pais não se sentem sozinhos e tem um ambiente propicio para seus desabados e alivio das tensões.


10º. – COOPERAÇÃO:

Exigir a cooperação dos filhos. Os pais devem dar tarefas e trabalhos para os filhos em casa, fazendo-os participar da vida familiar. A essência da família repousa na cooperação, é preciso viver a cooperação e queremos ensinar cooperação.


11º. – EXIGÊNCIA OU DISCIPLINA:

A disciplina é uma necessidade. Sem disciplina, os filhos crescem inseguros e tornam-se onipotentes. Os pais acabam sendo reféns de seus filhos. É preciso estabelecer limites e educar. Não esconder a verdade.


12º. – AMOR:

Amar é saber ser firme, saber dizer não. Os pais não devem ceder aos sentimentos e emoções. Não colocar panos quentes sobre os erros dos filhos. Muito menos justificar seus erros, não se abalar com as chantagens. O sofrimento é redentor. O amor é exigente.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..