Márcia Maria Santana Gonçalves , do movimento negro do estado do Rio de Janeiro é uma das palestrantes XI Ígbà-Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil” Sua palestra sobre”A Escravatura como Estrutura Basal na Fundação da Miscigenada Nação Brasileira”, acontece dia 16 de maio, às 10 horas da manhã no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, na Av. Fernandes Lima, no Farol.
Abaixo um pequeno trecho sobre as idéias que serão discutidas por Márcia.
Você vai perder?.

"Nada pior do que você estar discutindo as dinâmicas das relações raciais no Brasil focando o racismo e as estatísticas que mostram nitidamente como este é um País racista, quando chega um interlocutor ou mesmo amigo seu, afirmando que " este negócio de racismo é uma bobagem, inclusive porque já foi provado cientificamente que não existe raça entre seres humanos, além da própria raça humana..."
É preciso explicar que:
"convém esclarecer um ponto. O fato de que a noção de raça não traduz uma realidade biológica não quer dizer que raça não exista como construção histórica. Neste caso,ela corresponde não a um fato genotípico (biológico), mas sim a uma realidade sócio-histórica baseada numa realidade morfo-fenotípica concreta à qual se deu uma interpretação ideológica e política.
A ficção é a de se pretender que raça é unicamente um fato que deve ser enquadrado na biologia. Infelizmente, raça não é uma ficção. Ela é uma realidade sociológica e política bem ancorada na história e que regula as interações entre os povos desde a antiguidade. Desde há séculos, os povos africanos e afrodescendentes têm de se defrontar no quotidiano com essa concretude da raça."
Muita gente põe clichê na boca igual põe chiclete, insuflando argumentos tão vazios e furáveis tanto quanto um bola desta goma de mascar... Tal qual chiclete, este mito de democracia racial perde logo o doce e vira uma borracha impossível de se digerir. Joguemos no lixo. No lixo mesmo! E tomando todas as precauções para não grudar em ninguém.
Porque gruda!"

Serviço:

XI Ígbà-Seminário Afro-Alagoano: “O Estatuto da Igualdade Racial e as Possibilidades para o Exercício Legal das Políticas de Promoção para a Igualdade Racial, no Brasil”
Inscrição para participação: Gratuita
Taxa de inscrição com certificação de 30 horas: R$:10.00 (dez reais)
Inscrição: O pagamento da inscrição poderá ser realizado no dia 15 de maio, a partir das 13 horas, na recepção do Seminário
Informações: (82)8827-3656/3231-4201
Locais: Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL
Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, bairro do Farol/Maceió,AL
Solicite a inscrição pelo e-mail: raizesdeafricas@gmail.com