O policial militar João Cezar Donato conseguiu realizar o seu sonho de criança quando ingressou nas fileiras da corporação alagoana, há 20 anos. Desde o início, ele sempre cumpriu a missão de zelar pela segurança à sociedade e combater a criminalidade. “Ser policial está no meu sangue e posso dizer que o meu sonho foi realizado”, diz, emocionado, o cabo Donato, lotado no 3º Batalhão da PM, sediado em Arapiraca.

Já a policial Regina Célia Melo ingressou há 10 anos na Polícia Civil, mesmo colocando em risco o seu casamento, que depois de algum tempo se desfez. Ela começou trabalhando no Tigre (Grupo Tático de Resgates Especiais), e atualmente está lotada no setor de Inteligência da Deic (Divisão Especial de Investigação e Capturas).

Junto com mais oito profissionais de segurança, o cabo Donato e a policial Regina Melo foram agraciados com o Troféu Tiradentes, homenagem prestada pela primeira vez em Alagoas a policiais civis e militares que se destacam nas atividades de policiamento ostensivo e investigação criminal.

Criada por iniciativa da Defesa Social, a homenagem foi prestada na manhã desta sexta-feira (27) no auditório do Palácio República dos Palmares, com a presença de autoridades civis e militares e familiares dos homenageados. Os policiais foram indicados pelos seus superiores e escolhidos por cada região do Estado.
 

“Considero essa homenagem bastante importante para nós, policiais, porque nos incentiva nesse trabalho árduo mas essencial, para que possamos continuar trabalhando no combate à violência”, afirmou o cabo Donato. “O reconhecimento por parte do Estado mostra que o nosso trabalho está sendo valorizado”, enfatizou a policial Regina Melo.

“Criamos o Troféu Tiradentes para homenagear os policiais que no seu dia a dia trabalham arduamente em prol da melhoria da segurança para a população”, afirmou o secretário Dário Cesar, lembrando que a violência não é um fato isolado que pode ser combatido apenas com a ação da polícia.

Ao comentar que cada dia mais jovens passam a se envolver com o crime, devido ao consumo de drogas, o secretário disse que o combate à violência requer cada vez mais uma maior dedicação dos profissionais de segurança. Segundo ele, para incentivar o trabalho dos policiais foi instituído o pagamento de bonificação pela apreensão de armas e drogas.

Dário Cesar garantiu que, com a implantação do projeto de Regiões e Áreas Territoriais Integradas, o Governo também irá premiar com dinheiro policiais que atingirem as metas de redução da criminalidade em cada região do Estado. “Estamos buscando experiências positivas de outros estados e adaptando para os nosso projetos da área de segurança, porque não temos tempo de fazer laboratório em Alagoas”, ressaltou.

Para o comandante geral da PM, coronel Luciano Silva, a homenagem prestada aos policiais com a entrega do Troféu Tiradentes, “além de referenciar o mártir da Independência, reforça cada vez mais o compromisso da corporação de zelar pelo bem estar da sociedade”.

“Essa homenagem é um marco na gestão da Defesa Social e um reconhecimento ao trabalho dos policiais no desempenho das suas funções na segurança pública”, disse o Delegado Geral da Polícia Civil, José Edson Freitas.

Os delegados Osvaldo Nunes, Ruben Natário, Ana Luiza Nogueira e Leonardo Assunção também estiveram presentes na solenidade, além de vários policiais civis que foram parabenizar os colegas de trabalho.