As drogas são um problema sério, que cresce cada vez mais com o passar do tempo. Embora as pessoas já conheçam o malefício das drogas, muitas ainda caem nesta cilada, algumas vezes por influência de amigos, outras para fugir da realidade. Parece algo que nunca acontecerá com as pessoas que amamos, mas, e se ocorrer? Para ajudá-lo a lidar com situação tão extrema, falaremos um pouco sobre o que fazer para ajudar uma pessoa a sair do mundo das drogas.


Para ajudar um amigo ou familiar a se livrar das drogas, é importante insistir para que o mesmo procure ajuda de profissionais especializados em dependência química, uma vez que, quando alguém esta sofrendo com o vício, o que impera é a vontade química e não a vontade própria, sendo, portanto, muito difícil se livrar das drogas sem ajuda de profissionais.

Antes de tomar qualquer atitude, vários aspectos devem ser analisados. Como, por exemplo, qual seu grau de envolvimento com a pessoa que está envolvida com drogas e qual sua intimidade com a pessoa, uma vez que você estará adentrando numa situação muito complexa, que é ajudar uma pessoa que, em muitos casos, acha que não precisa de ajuda.

Decidido que realmente irá ajudar a pessoa primeiramente tente dialogar com ela, uma vez que é a pessoa mais interessada no assunto, pois ele tem um problema muito sério e talvez ainda não tenha se dado conta disso. Incentive seu amigo ou familiar a pedir ajuda às pessoas de confiança e a procurar ajuda de profissionais.

Se a reação da pessoa for totalmente negativa, avise-a de que vai falar com a família dela. Mas não diga de forma ameaçadora, mostre que ela tem um problema e que você fará tudo para ajudá-la. Nesse caso, procure a pessoa da família que ela mais tem proximidade e converse com ela.

Saiba que dificilmente pessoas envolvidas com drogas admitem que tenham problemas e dependendo da droga, o processo de desintoxicação pode ser doloroso.


Se você escolher não falar com ela sozinho reúna apenas pessoas que são importantes na vida da pessoa. Todos devem saber também o quanto o vício está prejudicando a vida da pessoa, falando de maneira franca e dizendo a verdade sobre as consequências morais, mentais, físicas e sociais que a droga acarretará à sua vida.

Se o vício já estiver muito avançado, o ideal é encaminhar a pessoa para uma clínica de recuperação. Antes de tomar esta iniciativa, busque informações quanto a tempo e custo do tratamento e recomendação da clínica.

Após a alta, é importante que a pessoa participe de um grupo de apoio e de atividades que preencham o vazio deixado pela droga. Se a pessoa ficar desocupada é provável que acabe por voltar ao vício.

Encerramos avisando que ajudar um viciado na reabilitação é uma tarefa difícil, sendo necessário um real sentimento de amor pela pessoa.

Não é errado amar uma pessoa que é viciada em drogas, errado é permitir que ela continue no vício.