O que o Ministério Público precisa apurar sobre a gestão da educação em Alagoas.

28/03/2012 08:48 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,

 

Recebi inúmeros e-mails com relação aos últimos textos que postei sobre a educação. As denúncias são várias, escolhi dois temas que acho relevantes para qualquer investigação que se faça.


O primeiro diz respeito ao projeto de cooperação técnica MEC-PNUD-SEE/AL, concluído em 2009 e iniciado a sua implantação em 2010, que foi sumariamente descartado assim que o atual secretário assumiu a pasta.


Foram milhões investidos neste programa, dinheiro do MEC, PNUD e do próprio governo do estado. O programa é muito bom, posso afirmar que a sua correta implantação poderá mudar radicalmente para melhor a gestão da educação alagoana, pois tive a oportunidade de participar como consultor contratado pelo MEC/PNUD.


Este projeto denominado aqui “GERAÇÃO SABER”, está sendo implantado em várias estados e capitais do país, inclusive Maceió, mas para Alagoas, para o novo gestor da educação alagoana, não serve.


O segundo ponto que deve ser investigado é o Sistema I-educar. Com o advento do Geração Saber, e a necessidade de se ter um sistema para controle efetivo das escolas, o MEC se propôs a customizar este sistema de graça para uso na SEE, contratando naquele momento os técnicos que desenvolveram o sistema em Itajaí e mais uma gama de outros técnicos para customizá-lo e deixá-lo nos moldes da necessidade de Alagoas.


Após a customização o mesmo foi implantado na Escola Maria José Loureiro, no CEPA para teste e treinamento da equipe que iria socializar com as demais escolas do estado. Vale salientar que foi realizado treinamento com técnicos de todas as escolas estaduais.
Com a chegada do atual secretário da “GERAÇÃO JURÍDICA”, esse projeto foi abortado e segundo informações, o novo sistema foi comprado a peso de ouro.


Tá aí dois grandes fatos a serem apurados, pois formará o tripé essencial para a reversão do quadro caótico na educação: Estrutura Física (já sendo apurado), Gestão (abandono do Geração Saber) e Sistema (I –educar).


Esperemos.


Em Tempo: continuem mandando seus comentários, opiniões e denúncias, este blog vai ser a trincheira de defesa da educação. Conto com vocês, divulguem.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..