Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil está situado a leste da região Nordeste e, é, no estado, município de União dos Palmares que fica localizada a Serra da Barriga, o berço do Quilombo dos Palmares, expressão máxima das lutas históricas pela emancipação negro-africana no Brasil.
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares inaugurado em 2007, a partir do esforço herculano de Patrícia Mourão, está fincado na Serra da Barriga e nos traz a compreensão da afro-brasilidade, desde a participação dos povos ancestrais à interpretação contemporânea da liberdade humana.
Conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares é uma experiência inesquecível, alimento raro e indispensável para acalentar os cheiros e memória do identitário negro.
Como um dos maiores e mais importantes empreendimentos da afro-culturalidade, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares carece do olhar atento, urge por soluções políticas diferenciadas visando fomentar sistematizadas políticas sustentáveis que se traduzam como resultados mensuráveis estimulando a cultura, turismo, políticas de educação e geração de emprego e renda.
A Lei nº 10.639/03 ecoa nas muitas trilhas da palmarina serra bochuda de histórias e que hoje, abriga em seu solo as cinzas de um dos grandes personagens que sublinham a contemporânea luta cidadã pela igualdade, Abdias Nascimento.
Estivemos na Serra da Barriga , em três ocasiões, neste mês de março,para além das metáforas e das inequívocas armadilhas de sedentarismo histórico.
Estivemos no Parque uniformizando expectativas...
E como nada que é cultural pode ser estanque, hoje, quarta-feira, 28 de março recebemos uma ligação telefônica do presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira afirmando que sim é preciso avançar para além da apatia e dos vazios humanos ( ausência de visitação freqüente e contínua) na construção de uma lógica empreendedora e coletiva para revitalizar o palco cultural do simbólico universo de saberes negros-africanos.
Ainda segundo o presidente Elói Ferreira: “A Fundação Cultural Palmares entende o intrínseco valor que tem a Serra da Barriga na contextualização da história brasileira e para discutir e efetivar ações concretas promoveremos, no próximo mês de abril, um fórum de discussão envolvendo os agentes federal, estadual e municipal e a diversidade dos movimentos sociais, tendo como fim único: a viabilização da Serra e todo conteúdo transformador do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, como também a construção do Memorial ao senador Abdias Nascimento".
O Parque Memorial Quilombo dos Palmares é uma maneira estratégica de pensar a liberdade negra, nos diz o presidente.
Que assim seja!