"Observar a excepcionalidade e não a banalidade", postura aprendida na convivência com o sociólogo Gey Espinheira, em avaliar atentamente as experiências vivenciadas.
Esta perspectiva, somada a várias inquietações, foi um dos aspectos que possibilitou o coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da UFBA (CETAD), Antônio Nery Alves Filho, a idealizar um espaço clínico inusitado, o Consultório de Rua, desenvolvido e executado pelo CETAD por cinco anos (1999-2004), nas ruas da cidade de Salvador, e que agora será reinstalado nela, além da implantação nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho, através do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.
Atender crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, através da atuação de uma equipe profissional multidisciplinar formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e redutores de danos, é o principal objetivo do Consultório de Rua, que utiliza como suporte um ambulatório móvel que vai até os locais onde se concentra o público-alvo do projeto.
Primeiros Passos - A inspiração veio quando Nery Filho, no início dos anos 90, então doutorando de Sociologia, em Paris, conheceu a ONG Médicos do Mundo, organização francesa formada por profissionais de saúde que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua e profissionais do sexo, através de um ônibus equipado como clínica. “Essas pessoas [pacientes] tinham um lugar onde ancorar, conversar com alguém, ser examinados, sem nenhuma exigência. Havia muitas coisas para elas, oferecidas por aquele ônibus, um verdadeiro ambulatório”, destacou Nery Filho, em entrevista ao CETAD Observa.
A partir de amanha, vamos conhecer os quatros consultórios de rua instalados em Maceió, ação da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, pela ordem vamos mostrar as ações do Centro, Benedito Bentes, Vergel e Jaraguá.