Como haviamos prometido, começamos esta semana uma série de post sobre os trabalhos e programas que estão sendo realizados em nossa Capital sobre tratamento de dependentes quimicos, neste primeiro, apresentamos a coordenação municipal de saúde mental, com a finalidade de apresentar para a sociedade os locais que podem procurar quando estiverem precisando de apoio para informações e tratamento de usuarios de alcool e outras drogas.
A partir de segunda-feira iremos colocar post sobre os trabalhos dos consultorios de rua realizados em Maceió, e depois do CAPSad
ATRIBUIÇÕES DO SETOR:
O Programa Municipal de Saúde Mental deve garantir que a Política de Saúde Mental, álcool e outras drogas, sigam os princípios do SUS de atenção integral, acesso universal e gratuito, equidade, participação e controle social; respeite as diretrizes da reforma psiquiátrica a das leis federais, estaduais e municipais; priorizar a construção da rede de atenção integral em Saúde Mental.
Telefone: 3315-5218
E-MAIL: saudementalsms@hotmail.com
COORDENADORA: Izolda de Araújo Dias
UNIDADES VINCULADAS À COORDENAÇÃO DE SAÚDE MENTAL:
CAPS's - Centros de Atenção Psicossocial: são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia.
Os CAPS's contam com uma equipe multiprofissional, constituída por: Médicos Clínicos e Psiquiatra, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Assistentes Sociais, Enfermeiras, Auxiliares de Enfermagem, Engenheiro Agrônomo, Nutricionistas, Farmacêuticos, Técnicos de Nutrição, Educadores Físicos, Pedagogos, Fonoaudiólogos, Copeiras, Auxiliares Administrativos, Monitores, porteiros e motoristas.
CAPSad DR. EVERALDO MOREIRA - Atendimento ao público infanto-juvenil e adulto com dependência química e/ou uso prejudicial de álcool e outras drogas.
END: Rua Virgínio de Campos, s/n - Farol ( Em frente ao Batalhão Escolar da PMAL)
TEL: 3315-3075
ATIVIDADES: Atendimentos individuais e grupais (grupos operativos, grupos de terapia ocupacional, grupos esportivos, grupos de teatro, grupos informativos), Assembleias, atividades junto à comunidade, oficinas terapêuticas (teatro, música, dança, etc) visitas domiciliares e reuniões com as famílias, articulações com a comunidade, empresas e escolas.
CONSULTÓRIO DE RUA
O Consultório de Rua tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças e agravos do cidadão de Maceió que trafega nas ruas, atendendo crianças, adolescentes, jovens e adultos em risco social, realizando orientações e os encaminhamentos necessários, favorecendo o acesso da população atendida à rede de saúde municipal.
O Consultório na Rua ampliou as atividades e a área de abrangência, incluindo bairros com índice alto de vulnerabilidade social, como Pajuçara/Jaraguá, Benedito Bentes, Vergel/Orla Lagunar e Centro, onde se concentram os maiores índices de uso abusivo e dependência de drogas.
As equipes integram o componente de atenção básica da Rede de Atenção Psicossocial e desenvolve ações de atenção básica, devendo seguir os fundamentos e diretrizes definidos na Política Nacional de Atenção Básica. São equipes multiprofissionais e lidam com os diferentes problemas e necessidade de saúde da população em situação de rua.