O que estamos fazendo com a nossa cultura? O que estamos fazendo com o nosso povo?

02/11/2011 09:50 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,


Hoje respirando esse ar gelado, desta manhã de feriado de finados no Planalto Central do Brasil, resolvi “pensar fora da caixa”, contrariar, talvez, o senso comum dos pensadores do nosso Estado de Alagoas.
Em diversas oportunidades ao longo desses últimos trinta anos, discutimos acerca da natural “baixa alta estima do povo de Alagoas”, como sendo a principal causa do nosso baixo desenvolvimento econômico e social.
Chegamos inclusive na época em que coordenávamos o movimento social Pacto por Alagoas, com apoio das agências de propaganda e os diversos veículos de comunicação do estado, a veicular uma campanha buscando aumentar a autoestima do nosso povo.
Mais por que continuamos a valorizar tão pouco nossas riquezas culturais e naturais? Por que somos os primeiros a enfatizar e dar ênfase aos aspectos negativos? Por que a nossa característica mais marcante que é a alegria e a hospitalidade, a cada ano que passa , parece desaparecer e a violência e a apatia tomar seu lugar?
Será que não precisamos “pensar fora da caixa”? Além das preocupações econômicas, crises, desemprego, não seria interessante pensarmos em algo que criasse uma forte identificação na nossa sociedade? Em algo que despertasse os recursos internos dos indivíduos e fomentasse as suas interações em quanto grupo?
Sabemos que, na medida em que nos realizamos individualmente como pessoas, como partícipes, expandimos nossas potencialidades aumentando consequentemente o nosso coeficiente de felicidade, contribuindo assim para que a comunidade tenha uma visão mais assertiva com relação as suas demandas e prioridades.

E não há outra forma de conseguir isso se não pela via cultural.


Sabemos que é através da CULTURA que integramos. Também sabemos que a valorização do SER – como temos visto em nossa sociedade – traz a solidão, a apatia, o desprezo.
Temos que criar a cultura do PERTENCER, que é a atitude de compartilhar de se sentir integrado a algo mais forte, de celebrar a existência com outros.
O que temos feito ultimamente nesta direção? O que temos feito da nossa Cultura? A tão rica e maravilhosa cultura popular alagoana, onde está? Quem viu?
Perdemos a sintonia com o Povo. A expressão cultural não é o Povo?


O QUE ESTAMOS FAZENDO COM A NOSSA CULTURA? O QUE ESTAMOS FAZENDO COM O NOSSO POVO?


Quero saber a sua opinião, faça seus comentários aqui no blog ou mande email para: www.queirozoliveiraal@yahoo.com.br.

Pense Nisso
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..