O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde voltado para a comunidade, preparado para acolher e cuidar de pessoas com problemas mentais graves e seus familiares, estimulando a convivência familiar e social, apoiando e incentivando iniciativas de busca de autonomia através da oferta de atendimento especializado. O local destinado a esse serviço é conhecido como CAPS Geral, mas têm outros tipos de CAPS.

CAPS-AD Centro de Atenção Psicossocial para atendimento de pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas: Álcool e outras drogas.

O CAPS-AD é destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.

O tratamento nos dois CAPS (Geral e AD) é realizado através de vários tipos de atividades, como: Atendimento individual; Atendimento grupal; Atendimento aos familiares; Oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Tratamento clinico; Orientações pedagógicas preventivas para a comunidade. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por profissionais, como: Assistente Social, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeuta Ocupacional, além da equipe técnica composta por Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Serviços Gerais, dentre outros.

Você, alguém da família ou amigo (a) a partir de16 anos podem ir ao CAPS-AD quando quiserem ou indicadas por um profissional da atenção primária PSF (Programa Saúde da Família).