Em reunião ocorrida dia 18 de outubro, na Secretaria de Estado da Cultura, em Maceió representantes do movimento negro do estado de Alagoas e Bahia e do governo se reuniram para traçar estratégias visando a realização das homenagens a Abdias que acontece, em Maceió e União dos Palmares, no mês da consciência negra , em novembro,.
Uma comitiva vinda da Bahia , com a participação de Walmir França ,liderança do movimento negro e coordenador do Fórum de Entidades Negras, Karine Limeira, coordenadora Executiva de Promoção da Igualdade Racial e Raimundo Bujão , liderança negra histórica da Bahia e hoje na Secretaria de Cultura ressaltou a importância do ato e a necessidade do trabalho em conjunto para homenagear um dos grandes ícones da história negra do século XX.
Participaram como representantes de Alagoas, Arísia Barros (Projeto Raizes de Áfricas), Ednilza, Gabinete Civil e Amália representando a Secretaria de Cultura.
Dentre outras pautas foi deliberado que os dias 12 e 13 de novembro serão oficializados como marco histórico, nos calendários dos estados de Alagoas. Foi discutido o redimensionamento do Seminário que ocorrerá dia 12 de novembro, na Faculdade Integrada Tiradentes.
O estado da Bahia assumiu o compromisso de deslocamento de uma comitiva de 600 representações do estado para participação nas homenagens.
A próxima reunião da Comissão de elaboração dos 12 e 13 de novembro ocorre na terça-feira, 25 de outubro, em Maceió.