Maconha é porta de entrada
Se for temerário afirmar que todo usuário de maconha se tornará dependente de crack, é quase certo que o usuário de crack experimentou maconha antes. Estudo do Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre a Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Vivavoz) indica que metade dos usuários de maconha atendidos costuma utilizar drogas mais pesadas.
Em um universo de mil pessoas que ligaram de todo o país e se declararam usuários de maconha entre janeiro de 2009 e setembro de 2010, cerca de 500 relataram o consumo de cocaína e crack.
Quem usa maconha tem mais chance de usar cocaína e crack, é um fator de risco. Como os piores efeitos da maconha só são percebidos em longo prazo, as pessoas acham que não dá nada e começam a usar substâncias mais pesadas — observa a psicofarmacologista Helena M. T. Barros, professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e coordenadora do Vivavoz.
A maior parte dos usuários pesquisados tem entre 25 e 30 anos, mas começou a usar a droga na adolescência. Além de delírios, alucinações e dependência, a maconha pode provocar outras doenças comumente associadas ao uso do cigarro, como bronquite, asma, enfisema, faringite e até câncer.
Contra a Legalização da Maconha
Na perspectiva de redução do consumo de drogas e na prevenção do aumento da violência em nosso Estado, somos contra a legalização da maconha, campanha esta, que infelizmente está tomando corpo em todo país, e nós que fazemos parte da sociedade civil organizada, e temos comprometimento com nossas famílias, sou pai de dois filhos, precisamos urgentemente mostrar a população que somos contra esta proposta.
Legalizar Nem Pensar
O combate as drogas que está se tornando um flagelo social ganha nova ofensiva a partir de hoje em Maceió, iniciaremos uma campanha intitulada LEGALIZAR, NEM PENSAR espero contar com o apoio dos leitores deste blog para realizarmos um ato público (em data a ser marcada) e mostrar que a sociedade Alagoana esta atenta e organizada na defesa da família em nosso Estado.