Reinvenção, o nome do jogo

02/08/2011 08:02 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,
Estive presente na última quinta-feira pela Manhã, num evento de marketing digital, organizado pelo Míope, que é um dos mais importantes meios de pagamento pela internet e pelo Show de Ingressos, uma empresa alagoana que é hoje uma das maiores do Brasil no que se refere a organizações de eventos, e vendo e ouvindo as várias palestras sobre o que está vindo por aí de novidades através do Social Commerce fiquei a refletir.
Com as mudanças cada vez mais frequentes geradas pelo avanço da tecnologia, as empresas que desejarem se perpetuar no mercado são obrigadas a se reinventar diariamente.
Mas isso não é muito fácil, é uma tarefa muito difícil cuidar do dia-a-dia e ainda reinventar-se.
E claro, é muito normal nas consultorias que realizo ou mesmo em palestras que ministro, ser indagado sobre como a empresa pode iniciar um processo de reinvenção continua.
A resposta é muito complexa, mais nesse comentário aqui vou dá algumas dicas.
A primeira, fundamental para qualquer mudança: o gestor principal, o executivo principal, ou o dono, dependendo do tamanho da empresa, precisa está decidido pela mudança. Deve desejar profundamente e conduzir o processo, se por acaso houver dúvida quanto a isso ou mesmo clareza de que o executivo principal da empresa não deseja mudanças, desista, pare por aí.
Depois do executivo principal, do dono deixar claro o seu comprometimento pela mudança será a vez de verificar se os demais gestores estão prontos e abertos para o processo de mudança. Não adianta um discurso bonito se não houver eficácia prática do processo.
Se houver determinação do gestor maior e dos demais gestores, digo com toda segurança aqui dos meus 25 anos de labuta neste campo que o sucesso do processo estará 70% garantido.
No próximo comentário, vamos continuar nossa abordagem acerca do processo de mudança organizacional.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..