Será a Polícia Civil a Culpada?

26/07/2011 06:49 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,

Em um dos nossos posts anteriores, ao comentar acerca da liderança, mencionamos a famosa frase atribuída a Confúncio: “O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum, aos outros”.
Fiz o resgate desta frase hoje, para comentar acerca da reportagem veiculada no Bom dia Brasil da Rede Globo, na última segunda feira, sobre a violência em Alagoas, que foi finalizada com uma declaração do Senhor Secretário de Defesa Social de Alagoas,  atribuindo a culpa da morosidade processual a Policia Civil.
Um dos sintomas mais presentes nas organizações quando elas estão em declínio é exatamente esse: atribuir à culpa ao outro. Quando as empresas, as organizações estão passando por dificuldades e já estão no fundo do poço os seus colaboradores passam a atribuir a culpa ao outro e aí vira uma guerra.
Quando este sintoma está presente naqueles responsáveis pela gestão, a vaca já foi para o brejo, repito: “O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum, aos outros”.
Este tipo de declaração não ajuda em nada, muito pelo contrário, só piora a situação. A postura do grande líder, do grande gestor num momento desses como o que estamos passando na nossa segurança pública, deveria ser o seguinte: Todos nós temos culpa no processo, mas ninguém é culpado.
Explico. Todos nós temos culpa porque somos os responsáveis pela resolução do problema, porque de uma forma voluntária ou não contribuímos para o problema, mas não somos culpados porque não desejamos, de coração, essa situação em que nos encontramos.
Essa é a postura correta para conseguirmos o comprometimento de todos na solução do problema, que só terá resolução com a participação de todos, absolutamente todos que fazem a segurança pública e inclusive a sociedade

.
Tive a oportunidade de participar do programa “Segurança em Debate”, do Canal 25 da Net, TV Mar. Realizamos uma boa reflexão acerca do momento da nossa segurança publica, especialmente sobre a importância que deveremos dar à gestão de pessoas e a própria gestão.
Vocês podem conferir nesta sexta-feira, nos seguintes horários: 10h15min, 17h15min e 23h15min, TV Mar, canal 25, da Net.


Pense Nisso

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..