A nova lógica, e o mundo digital requerem um novo modelo de liderança.

20/07/2011 07:49 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,
Como consultor organizacional, tenho recebido algumas solicitações de empresas que buscam desenvolver lideranças no seu quadro de pessoal.
O apagão de lideranças que temos enfrentado hoje, que não se restringe ao âmbito empresarial, se verifica em todos os níveis, é um dos problemas apontados como uma barreira ao crescimento da nossa economia.
Tenho muito cuidado com esta questão. Entendo que muitas vezes ao implementar um programa desses nas empresas, comete-se o erro de focar o Líder, os aspectos da pessoa do líder em detrimento do que entendo ser a forma correta: focar os aspectos da liderança que precisamos ver presente no dia-a-dia nas nossas relações na empresa.
Tentar, através de treinamento, forjar lideres com todas aquelas características só encontradas em poucos, naqueles que só nasce uma dezena no mundo a cada geração é frustração anunciada.
O correto hoje é desenvolver um programa que priorize aspectos da liderança compatíveis com a cultura organizacional da empresa.
A nova lógica, e o mundo digital tem confirmado isso. A liderança tem que ser distribuída por toda empresa. O controle vem da interação das pessoas como, por exemplo, tem nos ensinado as mídias sociais.
Nesse mundo de hoje a nova lógica da liderança requer um tipo de cabeça e programas muito diferentes do usual. Quem não aceitar compartilhar o controle, a empresa que não permear a sua rede de colaboradores com aspectos desejáveis de liderança, perderá com toda a certeza competitividade.
É nisso que acredito e é dessa forma que temos trabalhado com os nossos clientes nas consultorias que realizamos, não só em Alagoas, mas em todo o país.

Pense Nisso

www,queeirozoliveiraal@yahoo.com.br
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..