ESTAMOS EM ALAGOAS?

02/06/2011 13:45 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,


Neste próximo domingo dia 05 de Junho de 2011, comemoraremos o dia mundial do meio ambiente.
O dia 5 de junho foi escolhido como Dia Mundial do Meio Ambiente por causa da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, ocorrida em 1972, em que foram discutidos pela primeira vez os problemas ambientais em âmbito mundial.
Até então o debate sobre a provável morte prematura do planeta terra, em virtude do consumismo exagerado, só tem se intensificado.
O fato é que já existe um consenso entre dos diversos povos que habita este lindo e maravilhoso planeta, de que a forma como estamos tratando a mãe terra não estar correto, precisamos nos preocupar com a sustentabilidade de nossas ações consumistas.
Bem, aqui na nossa região nordeste, no nosso querido e mal tratado estado de Alagoas, não é diferente. Ainda convivemos com sérios problemas ambientais: somos o estado que tem o pior sistema de armazenamento regular de lixo do país; temos o menor índice de saneamento do Brasil; não existe coleta seletiva de lixo; não temos consequentemente nenhuma indústria de reciclagem; estamos deixando grandes grupos imobiliários privatizar o nosso litoral; nossas áreas de proteção ambiental quase nenhuma possui politica nem projeto de manejo; continuamos despejando toneladas de esgoto no mar e tudo mais que vocês meus amigos conhecem.
Mas nem tudo está perdido. Existem aqui no nosso estado algumas iniciativas de grupos empresarias privados que merecem todo nosso apoio e aplausos neste dia.
Gostaria de destacar entre todos os projetos ambientais aqui de Alagoas, o projeto da Usina Coruripe, que conheço muito bem e que vem sendo tocado com maestria pelo amigo Valdir e sua equipe.
Parabéns a todos quem fazem parte da Usina Coruripe e especialmente ao Valdir Gomes, ao Allan Henrique e sua turma da gestão ambiental.
O projeto ambiental da Usina Coruripe nos enche de orgulho e aí eu reproduzo aqui uma pergunta feita por um dos meus alunos quando visitávamos aquela empresa – Professor estamos em Alagoas mesmo?
E a minha resposta foi um sonoro sim, estamos em Alagoas, veja que é possível tratar bem o meio ambiente e prosperar quando se tem responsabilidade.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..