DA CANA DE AÇÚCAR APROVEITA-SE ATÉ O SUOR!

08/05/2011 07:06 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,

Na próxima quinta-feira dia 12 de maio de 2011, terá inicio o I WORKSHOP PÓS SAFRA DO SETOR SUCROENERGÉTICO DE ALAGOAS, lá no auditório do SENAR em Jaraguá.


Na sexta-feira dia 13 de maio, estarei palestrando sobre Gestão de Pessoas. Refletindo acerca da necessidade e do estabelecimento de um diferencial competitivo para o setor a partir da competente gestão de pessoas.
 

Por falar em setor sucroenergético, semana passada fui surpreendido com uma reportagem sobre a cana-de-açucar.
 

Fiquei sabendo que a produção de etanol e outros biocombustíveis já não é a única forma de usar a cana-de-açúcar para combater o aquecimento.
 

Cientistas dos Estados Unidos acabam de descobrir uma espécie de "efeito colateral" dessas plantações que ajudaria a resfriar a região onde as culturas se localizam.


Isso aconteceria pela ação conjunta de dois fatores. Os canaviais conseguem refletir com sucesso uma boa parcela da luz solar, o que já ajuda a não acumular calor.
 

Esse efeito é potencializado por uma espécie de "suor" da planta, que transpira alta quantidade de água retirada do solo de volta ao ambiente, resfriando o ar.
 

Tudo isso não significa, porém, que se deva sair por aí derrubando árvores e florestas e colocando um monte de cana-de-açúcar no lugar. Os autores da pesquisa, publicada na última edição da revista "Nature Climate Change", alertam que a cana não substitui a boa e velha mata nativa.


Se os pecuaristas falam que do boi se aproveita até o berro, podemos dizer que da cana de açúcar aproveita-se até o suor.
 

O setor agradece.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..