OLÁ
Com a globalização, com este mundo digital que estamos vivendo, com essas mudanças que a cada dia nos surpreende mais, cada vez mais velozes, os produtos ficam muito parecidos quanto à qualidade. Não há mais diferenças com relação à qualidade muito significativas, os produtos são muito parecidos.
Ora, se os produtos são semelhantes onde a empresa poderá então se diferenciar?
Claro que através dos seus talentos humanos, no atendimento, na presteza, isso sim é diferencial hoje.
Mas como se diferenciar através dos talentos humanos se a maioria das empresas ainda trata seus talentos humanos como recursos humanos?
E o que dizer da maioria absoluta das empresas que se quer tem um departamento especializado em cuidar das pessoas.
Como dizer que as pessoas são o que a empresa tem de mais importante, se até a área que deveria ser a responsável por comandar o processo é ignorada? Se as pessoas são tratadas simplesmente como "mão de obra"?
A verdade é que temos de sair do discurso para a prática. Se o que pode gerar um diferencial são os talentos humanos que tenho na empresa, devo então investir nessa mudança de postura, ou seja, tratar as pessoas como talentos e não, simplesmente como mão-de-obra, e olha, o significado de talento aí empregado é muito amplo, não é só aquele funcionário genial não, sabemos que todos tem algum talento é preciso só identificá-los e incentivá-los.
Costumo repetir sempre o exemplo dos nossos dedos da mão, que são todos diferentes, mas em harmonia formam um belo conjunto.