O secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, esteve na manhã desta terça-feira (15) na Arquidiocese de Maceió para prestar sua solidariedade à Campanha da Fraternidade deste ano. Com o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto", a Igreja propõe uma reflexão sobre as questões ambientais, com foco no problema das mudanças climáticas.
Acompanhado da coordenadora municipal de Educação Ambiental, Florência Matias, Ramalho se reuniu com o arcebispo metropolitano de Maceió, D. Antônio Muniz. Ele aproveitou o encontro para colocar a Sempma à disposição da Igreja nessa caminhada para encontrar soluções que sustentem e preservem as condições de vida no planeta.
Para Ricardo Ramalho, é uma iniciativa excepcional poder debater as questões ambientais através da Campanha da Fraternidade. “É uma grande oportunidade para levantar estas questões em todas as camadas da sociedade. Estamos abertos e prontos para colaborar na campanha deste ano, para juntos debater e avaliar quais as melhores soluções para a preservação do meio ambiente”, disse ele.
O objetivo geral da Campanha da Fraternidade 2011 é contribuir para a conscientização da população sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas que o planeta vem passando nos últimos anos.
Segundo D. Antônio Muniz, o homem, graças as suas ações, vem provocando o aquecimento global e é de extrema importância debater essas atitudes para iniciar o processo de mudança. “A Campanha da Fraternidade é condizente ao momento por que o planeja passa atualmente. Queremos é motivar as pessoas de bem a abraçar esta causa e começar a mudar o modo como o ser humano está se relacionando com o meio ambiente”, disse ele.
Durante a Quaresma vão ocorrer duas grandes ações. A primeira será no dia 16 deste mês, reunindo a população ribeirinha, realizando o "Abraço das nossas lagoas". A segunda será no dia 16 de abril, quando haverá uma repetição do abraço, mas desta vez com toda a Arquidiocese de Maceió.