O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?

23/02/2011 14:03 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,


Um tema sempre recorrente no nosso programa nas Rádios CBN e Correio 1200, os “ASSASSINOS DE IDEIAS”. Ano passado tive a oportunidade de comentar acerca desse meu conceito, dessa figura que reputo tão danosa à vida das empresas e de muitos profissionais, tanto quanto aqueles que ceifam uma vida humana.


Se você alguma vez já tentou levar novas ideias a outras pessoas, sabe bem o que é isso, deve ter se deparado com inúmeros “assassinos de ideias”.
E a arma mais letal utilizada por essas figuras são as frases assassinas.
Selecionei algumas para a nossa reflexão. Então vamos lá, Os assassinos de ideias e suas frases letais:


“o que você tem a ver com isso”.
“Não está no orçamento”.
“nós não fazemos as coisas desse jeito”.
“nós já tentamos isso antes”.
“isto é irrelevante”.
“vamos ficar com que funciona”.
“Seja prático”
“Vamos criar uma comissão para ver isso”.
“Tudo bem na teoria mas....”


Essas Frases Assassinas existem desde o inicio dos tempos. As pesquisas demonstram que as afirmações negativas do tipo nada feito, superam e muito as afirmações positivas do tipo pode ser.
Embora as frases assassinas possam desempenhar em algum momento um papel importante nos livrando, em alguns casos de perigos potenciais, elas também esmagam boas ideias,

retardam o progresso e inibem aquele aspecto hoje considerado por todos como o mais importante para o desenvolvimento econômico e profissional, a inovação.


Portanto caro amigo, atenção ao pronunciar ou ouvir as Frases Assassinas, elas matam, às vezes muito devagar e com requintes de crueldade.


Uma forma de nos policiarmos seria ao pronunciar ou escutar uma dessas frases, pare um pouco e pense: essa não é uma daquelas Frases Assassinas, será que estou matando uma nova ideia?
E para finalizar uma regrinha básica da criatividade.
 

“Se todo mundo diz que você está errado, você está um passo à frente. Se todo mundo ri de você, você está dois passos à frente”.


AH! Uma última frase :


“Não há razão para qualquer indivíduo ter um computador em casa.”
Esta frase é verídica e foi dita por Ken Olsen, fundador da Digital Equipment Corporation, em 1977.
Pense Nisso


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..