Após ter problemas com o Kers e ficar entre os últimos colocados no sábado, o brasileiro Rubens Barrichello ajustou a sua Williams para fazer o melhor tempo dos quatro dias de testes em Jerez de La Frontera neste domingo. O piloto de 38 anos foi o primeiro a andar na marca de 1min19s durante no circuito espanhol nesta semana.
Rubinho foi o líder absoluto na parte da manhã do último dia de testes em Jerez, e fez a melhor de suas 46 voltas em 1min19s832, assumindo a liderança que era de Michael Schumacher no consolidado dos tempos nos ensaios.
O piloto da Williams ofuscou a estreia de Bruno Senna, que andou pela primeira vez com o carro da Renault e ficou em quinto lugar pela manhã, com o tempo de 1min21s990, um segundo e meio mais lento do que o alemão Nick Heidfeld, favorito para assumir a vaga do acidentado Robert Kubica.
Bruno Senna deu 45 voltas com a Renault e até conseguiu ser melhor do que o atual campeão Sebastian Vettel, da Red Bull, que ficou em sexto. Nos testes, as equipes têm liberdade para testar seus recursos e andar em condições que podem disfarçar ou superestimar a capacidade dos carros.
O segundo melhor tempo foi do japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, com 1min20s601. Já o espanhol Fernando Alonso ficou em terceiro lugar com a Ferrari após fazer sua melhor volta em 1min21s074. O quarto lugar ficou com a Toro Rosso de Sebastien Buemi.
A manhã foi ruim para Nico Rosberg, que ficou apenas em oitavo lugar, com um tempo quase dois segundos e meio mais lento do que o companheiro de Mercedes, Michael Schumacher. Como tem sido rotina nos testes, Rosberg viu seu carro pifar na pista e causou uma bandeira vermelha.
Diferente dos últimos dias, a sessão de testes em Jerez está ocorrendo com um tempo bastante nublado, com ameaça de chuva para a parte da tarde. Caso a pista fique molhada, ao menos as equipes terão a chance de testar os novos pneus Pirelli para estas condições.
O último dia de testes coletivos em Jerez de La Frontera prosseguirá até as 14 horas (de Brasília). Depois, os carros só retomarão os ensaios no dia 18 de fevereiro, em Barcelona. Haverá ainda outro teste no Bahrein no dia 3 de março, antes da estreia do campeonato no mesmo local, no dia 13 de março.