Após passar uma cirurgia de nove horas, o estado de saúde do piloto polonês de Fórmula 1 Robert Kubica é considerado estável --de acordo com comunicado do hospital Santa Corona de Pietra Ligure divulgado no sábado.
Essa foi a segunda cirurgia realizada em Kubica, desde o grave acidente que o piloto sofreu no último domingo durante o rali Ronde di Andora, no norte da Itália. A primeira havia demorado sete horas para ser concluída.
"O estado de saúde de Robert Kubica é estável", anunciou o hospital Santa Corona de Pietra Ligure, onde foi realizada a cirurgia no pé, ombro e cotovelo direitos do piloto.
Além dessas duas operações, o piloto ainda deverá passar ser submetido a uma outra cirurgia, dessa vez na parte superior do úmero.
"Fizemos uma intervenção na parte anterior do úmero. Colocamos implantes ósseos e uma placa, mas será preciso uma cirurgia na parte posterior", relatou Francesco Lanza, chefe do serviço de ortopedia do hospital Santa Corona.
Kubica pilotava um Skoda Fabia durante a prova de rali Ronde di Andora, perto de Gênova, mas saiu da pista e bateu no muro de uma pequena igreja. Após o acidente, o piloto de 26 anos foi resgatado pelos bombeiros e hospitalizado com fraturas múltiplas na mão, perna e braço direitos. A primeira cirurgia realizada em Kubica demorou sete horas para ser concluída.