PIOR QUE A VIOLÊNCIA, PIOR QUE A SENSAÇÃO DE IMPUNIDADE É O DESCASO OU A INCOMPETÊNCIA CONTUMAZ DAQUELES QUE DEVERIAM COMBATÊ-LA.

09/02/2011 17:58 - Prof. José Queiroz
Por Redação



Olá,
No dia de ontem a imprensa nacional revelou que segundo o estudo “Mapa da Violência 2010: Anatomia dos Homicídios no Brasil”, Alagoas registrou a maior taxa de homicídio da história de um Estado brasileiro, revelou ainda que esse índice é igual ao do país mais violento do mundo, El Salvador.


Segundo dados da Secretaria de Estado de Defesa Social (SDS), foram contabilizados 2.226 assassinatos no ano passado, o que significa uma taxa de homicídios de 71,3 para cada 100 mil habitantes.


Para a OMS (Organização Mundial de Saúde), taxas acima de 10 homicídios para cada 100 mil ao ano já são consideradas epidêmicas. O Brasil registra, segundo o estudo, taxa de homicídio de 25,2 mortes para cada 100 mil habitantes. Repetindo, em Alagoas a taxa é de 71,3 para cada 100 mil habitantes.


Bem, há mais de três anos estamos alertando as autoridades do nosso Estado acerca desse índice vergonhoso.


Sabemos todos que a violência ou o seu crescimento é uma realidade em todo o país, mas daí ser o estado mais violento do mundo é um absurdo, no mínimo revela que somos mais incompetentes que todo mundo.
 

O fato é que quando temos um problema dessa magnitude, em qualquer administração, teríamos que priorizá-lo e daí juntar todo esforço possível para minimizá-lo. Não é o que temos visto aqui em Alagoas.


Todo ano o índice de homicídio cresce, vejam em 2008 foram 2.064, em 2009 1.998 e em 2010, 2.226, e quais providências foram tomadas?
 

As polícias do estado foram aparelhadas? As nossas delegacias foram recuperadas as suas estruturas físicas, não existem mais presos alojados nelas? Contratamos quantos delegados nos últimos 4 anos? Qual o efetivo da polícia civil, e militar, quantos foram contratados ultimamente? Como anda os inquéritos, estão sendo tocados ou encontram-se parados? Na inteligência policial investimos quanto? Quantos locais da nossa capital, por exemplo, responsáveis pelos piores índices de criminalidades foram ocupados por nossa policia? E a presença da policia na rua? Você meu amigo, minha amiga ouvinte, notou alguma diferença? existem mais ou menos policiais nas ruas?


Esses são apenas alguns questionamentos para que vocês tirem as suas conclusões.
Ora, meu amigo, minha amiga se temos uma epidemia, se temos o maior índice de homicídio do país, se somos comparados ao país mais violentos do mundo, é preciso urgentemente tomar uma decisão de choque. È preciso alocar todos os nossos recursos para enfrentar o problema, pedir ajuda do governo federal, da população, de todos, mas os responsáveis diretos teem que idealizar um plano emergencial para a segurança.
 

Não basta mais uma vez pedir a ajuda da segurança nacional, isso não resolver, temos que ter um plano: começando por ocupar os locais de maior índice de violência; fazendo emergencialmente concurso público para eliminar as carências de policiais, investindo em comunicação; fazendo um mutirão permanente para instruir e julgar os processos; melhorando a nossa infraestrutura judiciária e policial como um todo e outras e outras providências mais.


A população alagoana diante desses fatos aguarda um posicionamento definitivo de quem de direito, queremos saber como vamos enfrentar esses absurdos e inaceitáveis índices de violência.
Qual é o plano senhores? E onde podemos ajudar?


Pior que a violência, pior que a de impunidade é o descaso ou a incompetência contumaz daqueles que deviriam combatê-la.

Pense Nisso.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..