A imparcialidade na imprensa e em outras áreas do esporte!

13/12/2010 17:00 - Paulo Chancey Junior
Por Redação

Um tema muito polêmico, e que alguns profissionais que atuam na área esportiva tratam como tabu, tendo inclusive que esconder suas preferências, é sobre o time que torce. Apresentadores e narradores de rádio e TV, cronistas esportivos em geral sofrem em sua maioria para esconder o time do coração, tudo por que preferem evitar comentários sobre possíveis imparcialidades.

Treinadores de futebol também torcem, mas preferem não revelar por que no futebol brasileiro o rodízio desses profissionais é grande, e poderia prejudicar numa possível contratação futura. Uma classe que sofre com esse assunto é a dos árbitros. Talvez, nenhuma outra tenha tanta importância na hora de decidir uma partida, como os homens de preto. Basta anunciar o time do coração, e qualquer falta, cartão ou pênalti para esse mesmo clube, e estaria formada uma grande confusão. Por isso, muitos preferem evitar.

Porém, todos esses profissionais um dia foram torcedores. A maioria já vestiu camisa, já foi ao estádio, torceu, cantou, gritou e provocou sem medo de ser feliz. Para quem comenta o esporte a coisa não é menos complicada. Tem muita gente que trabalha em rádio e TV que não tem problemas em demonstrar a sua paixão, ou até o chamado “bairrismo”. Mas acho que isso fere totalmente a imparcialidade que o torcedor tanto espera dos críticos.

Sem querer polemizar, mas já polemizando, tem tanta gente que trabalha dentro de clube, tendo como função levar ao ouvinte as notícias do dia a dia, sejam elas boas ou ruins, no entanto, por serem torcedores e por um mísero “jabá”, escondem a verdadeira realidade. Mas isso fica para outro post.

Ah, antes que eu me esqueça, o meu time e o Jornalismo Futebol Clube. Brincadeira, assim como todos os profissionais da área, eu também tenho o meu time, mas como prefiro evitar problemas, deixo essa questão omitida. Quem me conhece sabe, mas para quem não conhece, vale os comentários aqui abordados, que considero imparciais!

E você profissional do esporte, para que time torce?

Vale a pena ficar ligado!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..