O blog publica um  vigoroso texto-posicionamento de Leonor Araujo que  expõe aspectos práticos extremamente importantes:  a  continuidade das políticas públicas que promovam efetivamente a igualdade e equidade humanas. Leiam e tirem suas conclusões.

Prezad@s companheiros e companheiras!
Temos nos mantido quietos com relação às opiniões e textos colocados na rede em relação às eleições 2010, mas gostaria, com a licença de todos que me conhecem e sabem do meu comprometimento com nossa temática, expressar algumas preocupações e observações sobre as eleições.
Primeiro gostaria de considerar que sempre cultivamos o equívoco no Brasil de votar em pessoas e não em projetos de governo e partidos. Que me perdoe Hélio Bicudo, mas dizer que estamos caminhando para uma ditadura civil é descredenciar o voto popular e dar chance para os fascistas de plantão realmente implantarem uma ditadura.
O Brasil é um país em que a memória e o passado sempre foram utilizados, por aqueles que tinham acesso a informação, para manter seus privilégios; basta prestar atenção nas redes de comunicação do país, que assim como eram os cartórios passam de pai para filho, filhos esses que conseguem ser mais conservadores e discriminadores que seus antepassados.
Dizer que o atual governo é o campeão de corrupção é desconhecer a História do Brasil. Dizer que é mais fácil votar em Serra para consertar os erros depois, é desconhecer os diversos governos do PSDB nesse país. Será que esquecemos da política nefasta e clientelista do Sr. Paulo Renato quando Ministro da Educação?
Será que algum funcionário público federal, e principalmente das Universidades Brasileiras dorme tranqüilo dando seu voto a Serra? Esquecemos da entrega do nosso ensino superior aos particulares, que transformaram seus cursos pré-vestibulares caríssimos em empresas altamente lucrativas que vão do ensino infantil ao superior???????????
Para a casta da classe média brasileira que não agüenta ver seus empregados domésticos terem acesso aos bens de consumo, estudando e progredindo; assim como a maior parte da população brasileira historicamente excluída das políticas públicas, é duro admitir mais anos de governo democrático e legitimamente escolhido pelo povo brasileiro.
Gostaria muito que os brasileiros, principalmente os urbanos com apartamento duplex e carro com ar condicionado, pudessem ir aos rincões desse país para saber como 80, 100 reais salvam vidas de crianças que não tinham o que comer e beber. Que pudessem constatar, apesar de toda a dificuldade construída por décadas de burocracia, a diferença qualitativa quando construímos uma escola em comunidade quilombola, que propicia aos alunos evitar horas de transporte escolar sem qualidade e ainda reduz o êxodo rural, permitindo a comunidade manter suas famílias, suas tradições e memória.Só nos anos de 2009 e 2010 foram 210 salas de aula financiadas, 48 escolas, que beneficiarão 42 comunidades quilombolas.Sabe quantas construídas durante os 8 anos de FHC: somente 13 escolas quilombolas.
Estamos aqui falando da instauração e continuidade de políticas públicas que jamais tinham acontecido nesse país. A criação da SECAD/MEC colocou na pauta do Ministério da Educação as temáticas etnicorracial, de gênero, geracional, de direitos humanos, indígenas, quilombolas,campo, orientação sexual, educação integral ,entre outros.
O que o PSDB fez por essas pautas nos seus governos?
Qual é o passado de Serra que garante que ele vai fazer um governo democrático? Virulência policial?
Hipérboles e falas dissimuladas para que depois possa desdizer o que disse?
Podemos votar em Serra e legitimar Demóstenes e o DEM??? Paulos Renatos e todos os outros asseclas e bandidos consolidados na política brasileira pelo PSDB e que nunca foram diferentes ou melhores do que Sarney e outros???????
Precisamos sim votar com consciência sabendo que esse país possui três poderes, e que para que as coisas aconteçam precisamos de pessoas leais e de caráter em todas as instâncias do legislativo, judiciário e executivo.
Muitas coisas não conseguimos realizar durante o governo Lula para as populações menos favorecidas, por que os projetos de Lei não foram aprovados pelas bancadas ruralista, do DEM e do PSDB!!!! Sabiam que para construirmos em comunidades certificadas (aproximadamente 1453 comunidades) precisamos que presidente Lula se emprenhasse pessoalmente na confecção de uma portaria interministerial (nº127), pois se dependêssemos do congresso até hoje só poderíamos construir em comunidades tituladas (apenas 82) que não reúnem nem 10% da população quilombola do??????????
Nós mulheres precisamos refletir sobre nossa parcela de responsabilidade em perpetuar um país machista, racista e que tenta todos os dias nos desqualificar nos espaços públicos do poder. Quer dizer que Serra não quer o poder pelo poder??????? Mas, para alguns ele pode porque é homem. Até quando não conseguiremos completar nossas cotas nos partidos políticos. Até quando continuaremos perpetuando a política coronelista de votar em pessoas e não em projetos de governo??????????
A companheira Inês tem razão, Serra tem identidade e caráter, e para mim nenhum dos dois o qualifica para ser um presidente democrático e que continuará com as políticas de inclusão tão caras para nós que militamos no movimento social e vimos concretizadas muitas de nossas reivindicações no Governo Lula.
Desconhecer e invisibilizar a candidata Dilma é mais um dos recursos daqueles que não querem que as políticas públicas de inclusão continuem progredindo nesse país.
Vamos à luta companheiras!!! Nós mulheres temos o poder de decidir as eleições no país!!!
Abraços a todos e todas.
Leonor Araujo, mulher, lutadora das causas sociais e da temática da Educação das Relações Etnico-raciais.