Segue notícia antiga ( 2004) trabalho do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola construído em 1.825 dias que agregou pessoas, escolas, idéias, dúvidas, certezas e muitos passos adiante e hoje existe um sabor extremamente amargo de militante ao vê-lo sem continuidade... Até a Gerência de Educação Étnicorracial  foi embranquecida com anuência de tant@s e muit@s militantes e tornou-se algo bem  genérico chamado "Gerência de Diversidade".É essa a terra de Zumbi?


04.08.2004 | 09:55

A parceria firmada entre a Secretaria Executiva de Educação (SEE) e o Ministério da Educação (MEC) vem garantindo a Alagoas uma posição de destaque com relação à busca por uma educação igualitária e de respeito às diferenças.. Agora, trabalha na construção de um seminário para 300 professores, cuja formação está voltada para inserir pedagogicamente o assunto em sala de aula.
“A credibilidade do trabalho que vem sendo desenvolvido aqui no Estado garantiu que a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) apresentasse no Chile experiências desenvolvidas em Alagoas”, conta o coordenador de Educação da SEE.
Na ocasião, foram apresentados aos chilenos os trabalhos realizados pelas escolas estaduais Jarsen Costa, do Jacintinho; Fernandina Malta, de Rio Largo; e Alberto Torres, localizada no Bebedouro.
Segundo o coordenador essas unidades de ensino buscam abordar o tema em sala de aula durante o ano todo, mas a culminância desse projeto ocorreu na Semana da Consciência Negra, realizada em novembro de 2003.
As atividades desenvolvidas foram desde caminhadas pelo bairro até dramaturgia teatral e pinturas, utilizando a arte como ferramenta pedagógica.