CÂMARA DE PIRACICABA ESTEVE PRESENTE NO I CICLO NACIONAL DE CONVERSAS NEGRAS, EM MACEIÓ

01/09/2010 12:33 - Raízes da África
Por Martim Vieira Mtb 21.939

Mais notícias  positivas geradas pelo Brasil afora com a realização, em Maceió/AL do I Ciclo Nacional de Conversas Negras. O II Ciclo acontecerá em Piracicaba/ São Paulo e já tem data prevista 25,26 e 27 de agosto de 2011.

Com o objetivo de discutir a temática da identidade racial e a luta contra o racismo, o “Projeto Raízes de Áfricas” realizou na última terça-feira, dia 24, a abertura oficial do “I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”.
A próxima etapa do evento acontece em Piracicaba, na segunda quinzena de agosto, possivelmente nas dependências do Salão Nobre "Prof Helly de Campos Melges", que receberá delegações de diversos estados brasileiros.
O encontro em Alagoas teve apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, se estendendo do dia 24 a 26, no auditório da Casa da Indústria. O ciclo foi uma iniciativa do movimento “Projeto Raízes de Áfricas”.
Estiveram presentes na abertura do encontro, a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Marluce Caldas, e a superintendente de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Josilene Lira, além do secretário de Estado Defesa Social, Paulo Rubim.
“A partir deste encontro, serão gerados frutos que terão como objetivo fortalecer e multiplicar o movimento no combate ao racismo. Temos que preservar e manter viva a história, a cultura e os valores sociais da identidade racial. A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos estará sempre de portas abertas”, declarou a secretária Marluce Caldas.
O encontro nacional contou com a participação do Ministério da Educação e Cultura (MEC); Secretaria de Promoção das Políticas para a Igualdade Racial; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Racial; Ministério da Educação; Polícia Civil de Alagoas; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte; Secretaria Municipal de Educação;Secretaria de Educação de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Estado da Defesa Social; Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos; Polícia Militar de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e faculdades particulares de Alagoas, além de representantes do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e do Coletivo Nacional de Entidades Negras e da ONG Águas Vivas.
A Câmara de Vereadores de Piracicaba esteve presente mediante a atuação do jornalista Martim Vieira Ferreira, que também participou do ciclo de palestrantes, coordenando diversas mesas temáticas, com destaque ao pioneirismo de Piracicaba na implantação de políticas de ações afirmativas, a exemplo da reserva de 20 por cento das vagas para afrodescendentes no serviço público; 40 por cento de participação da comunidade negra na publicação oficial; feriado municipal no dia 20 de novembro, em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, além de outras iniciativas e programas sociais que evidenciam a comunidade negra piracicabana.
De acordo com a coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o encontro é uma provocação positiva. Na oportunidade foi elaborada a “Carta De Maceió, de 2011 a 2014. Nela, constam as propostas que serão discutidas e apresentadas pela plenária no ciclo nacional.
Arísia Barros informou ainda que a Carta de Maceió será encaminhada para o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Eloi Ferreira.
“É sempre boa a perspectiva de reunir diversos segmentos sociais no combate ao racismo. O nosso objetivo é trabalhar uma rede que não fique com as ações restritas a Alagoas, mas que ela se estenda para todo o Brasil. A mudança só ocorre quando as pessoas deixam o papel de expectador e assumem o compromissos de fazer a diferença”, acrescentou Arísia Barros.
No primeiro dia de trabalho, a secretária Marluce Caldas participou como moderadora em uma das conferências do evento. A palestra, que foi ministrada por Leonor Araújo (representantes do MEC) e pela vereadora de Aracaju, Rosangela Santana, teve como tema: “As perspectivas políticas para a população negra em 2011 – Ano Internacional dos Afrodescendentes, segundo a resolução A/64/169 aprovada pela Assembleia Geral da ONU - Sansão do Estatuto da Igualdade Racial”.
Na oportunidade, Leonor Araújo abordou a implantação do novo Programa Nacional de Ensino (PNE), que vai orientar as ações educativas no País no período de 2011 a 2020. “A comunidade escolar tem que estar qualificada com a temática das relações étnicas e raciais. Mais de 50 por cento do Brasil é formado por afrodescendentes”, frisou.
Já a vereadora Rosangela Santana aproveitou a temática para apresentar dados sobre a violência contra os negros no Brasil. Segundo levantamento, entre os anos de 1999 e 2005 foram assassinados no País 317.587 pessoas, sendo 118.536 brancas (37,3 por cento ) e 172.626 negras (54,4 por cento ). “É preciso ser feita uma reflexão sobre o tipo de segurança que estamos precisando”, frisou ela.
O II Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta, conforme deliberação da plenária será realizado na cidade de Piracicaba, em São Paulo, na segunda quinze do mês de agosto de 2011.

Fonte:
Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos
 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..