ONDE ESTÁ A MOTIVAÇÃO?

22/08/2010 07:33 - Prof. José Queiroz
Por Redação

O nosso assunto de hoje é motivação, mais uma vez. Um dos nossos leitores me mandou uma questão via nosso site que você já sabe: professor queiroz.com.br.

Diz o leitor. – trabalho em uma empresa de porte médio, onde o nível de motivação é, diria, baixo. Tenho discutido com alguns colegas supervisores se a falta de motivação está nos salários que a empresa paga ou se existiria outro motivo, como por exemplo, o nosso ambiente de trabalho que não é dos melhores ou a falta de oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela empresa que inexistem?

Bem meu caro amigo essa é uma questão muito polêmica. Diria a você que para fazer o diagnóstico preciso, necessitaria realizar uma auditoria em sua empresa, mas como isso não é possível, vou responder a sua questão de forma geral.

Um dos grandes dilemas que aflige as organizações empresariais de um modo geral tem sido responder ao seguinte questionamento: O que e como fazer para manter e/ou aumentar os níveis de motivação dos profissionais? Por que algumas pessoas são motivadas e outras não?

Tenho afirmado por diversas vezes, que motivação é um estado mental. Isto significa dizer que está preferencialmente se manifestando na mente de um indivíduo, portanto é algo intrínseco, parte de dentro para fora. Como o dinheiro é um estimulo que vem de fora, fica fácil concluir que ele por si só não motiva ninguém.

Isso fica muito claro quando encontramos pessoas muito ricas, que tiveram carreiras brilhantes e encontram-se a beira da morte. Ou até mesmo pessoas que se salvaram de um seqüestro ou de um grave acidente. Elas são unânimes em afirmar que o dinheiro, a fortuna, por si só, não é um fator de realização ou motivação.

O cantor Rod Stewart ao ser indagado se o dinheiro muda as pessoas, disse: Não, não muda. Pois, um idiota sem dinheiro, ainda será um idiota quando o tiver.

Dinheiro é um reforçador social que serve para alcançar objetivos e concretizar sonhos, mas, viver só em função dele, sem se ater para outras coisas é um tanto quanto complicado.

Há inúmeros exemplos de empresas que partiram para um melhoramento salarial sem se preocuparem com outros aspectos como clima organizacional, oportunidades de desenvolvimento e crescimento e benefícios e deram com os burros n’água , pois em pouco tempo o aumento salarial virou pó e os problemas da desmotivação continuaram.

Para finalizar diria que a verdadeira motivação acontece quando sentimos o prazer de realizar algo importante, isso sim não tem preço, pois tão importante quanto ganhar fortunas é o legado que se deixa, em termos de contribuição e crescimento das empresas em que atuamos.

Pense Nisso.

 

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..