Nicolau Priante Filho é físico de formação com doutorado em engenharia mecânica e pós-doutorado em ecologia. Atualmente é Diretor Operacional da Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bom Sucesso COORIMBATÁ.
A Coorimbatá é uma cooperativa que gera alternativas de renda para comunidades com baixo poder aquisitivo, dentre eles os remanescentes quilombolas.
Professor universitário Priante investiu na pesquisa da inovação e na figura do pesquisador cooperado, que cria relações de confiança entre empresas, governo, universidades e comunidades carentes, pautando-se no desenvolvimento solidário.
Desde 1997 a Coorimbatá já beneficiou mais de 5.600 pessoas, sobretudo na Baixada Cuiabana.
Durante o I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta, de 24 a 26 de agosto, em Maceió/Al , o professor pesquisador da Universidade de Mato Grosso estará discutindo sobre “A Tecnologia Social demarcando territórios na CT&I para Sustentabilidade das comunidades de remanescentes quilombolas”.
O representante da comunidade quilombola Sesmaria Boa Vida Quilombo Mata Cavalo, N. Sra do Livramento – MT Aluízio Sarat da Silva participa como multiplicador dos resultados concretos da Cooperativa.
O I Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta” é uma realização do Projeto Raízes de Áfricas em parceria com a Federação das Indústrias do estado de Alagoas,Ministério da Educação,Ministério da Igualdade Racial,Centro de Estudos Universitários-CESMAC,BRASKEM,Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Secretaria de Estado da Mulher Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria Municipal de Educação, Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado da Defesa Social, Polícia Civil do Estado de Alagoas, Faculdade Maurício de Nassau, Livrarias Paulinas, Faculdade Integrada Tiradentes, Instituto Federal de Alagoas e Polícia Militar.
As palestras do I Ciclo são gratuitas e abertas ao público e as inscrições podem ser feitas através dos e-mails:raizesdeafricas@gmail.com,promomaceio@paulinas.com.br. As oficinas temáticas terão custo de R$10.00(dez reais).
A abertura do I Ciclo acontecerá na terça-feira, 24 de agosto, as 08h30 da manhã. Á entrada é aberta ao público, mediante inscrição, e será realizado nos auditórios térreo e do 4º andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, bairro do Farol. Certificação do encontro é de 30 horas e as vagas são limitadas.