O ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira estará em Alagoas, nesta segunda-feira, 5 e terça-feira 6 de julho, participando de missão oficial com o objetivo de assegurar, em conjunto com outros ministérios e o governo do estado, o incremento de investimentos para as famílias vítimas da situação de calamidade e emergência, ocasionadas pelas fortes chuvas,ocorrida no mês de junho.
Da missão ministerial participam ainda os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Rômulo Paes de Sousa e o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.
Na agenda de visita de Elói Ferreira e dos ministros constam visitas a algumas cidades alagoanas atingidas pelas águas das chuvas e reunião no Palácio República dos Palmares,com representantes dos governos estaduais, municipais e da iniciativa privada
Por telefone, o ministro Elói nos diz que como representante da pasta da Igualdade Racial é de suma importância para ele visitar “os quilombolas que ficaram perdidos pendurados em uma jaqueira”. São símbolos de uma luta e resistência que vão além da história, complementa o ministro. O Ministro faz referência aos quilombolas de Muquém/União dos Palmares.
Como parte da agenda da missão oficial o Ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira fará visita a Comunidade de Remanescentes do Muquém, em União dos Palmares.
Ainda segundo o ministro, por determinação do presidente Lula, a sua participação na Comitiva ministerial é assegurar uma ampla rede de proteção social que atenda as demandas específicas das comunidades de remanescentes quilombolas, em Alagoas, dentre elas os desabrigados das enchentes.
A Comitiva oficial visitará os estados de Alagoas e Pernambuco.


Visita de Reconhecimento

Por determinação do Ministro Elói Ferreira, em 25 de junho, Alexandro da Anunciação Reis , representante das Políticas para Comunidades Tradicionais, do Ministério da Igualdade Racial, esteve em visita a Gurgumba , comunidade dos Remanescentes dos Quilombos, localizada em Viçosa, verificar in loco as conseqüências das enchentes, no território quilombola.
Em visita a Alagoas Alexandre participou de reuniões de trabalho com a Secretaria da Mulher Direitos Humanos e Cidadania, Marluce Caldas e o Prefeito de Viçosa Flaubert Filho para estabelecer coletivamente as prioridades.
Segundo Alexsandro Reis: “As demandas foram discutidas com o Ministro Elói Ferreira surgindo daí um planejamento de ações estratégicas e em parcerias que visam a recuperação das comunidades em questão e sustentabilidade das Comunidades de Remanescentes Quilombolas em Alagoas.”