Sustentabilidade, um conceito mais amplo

12/06/2010 18:16 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Olá,


Quando nos referimos à sustentabilidade é natural que imaginemos estarmos falando de meio ambiente, ou seja, da questão ambiental propriamente dita.

Acontece que o conceito de sustentabilidade é muito mais amplo envolvendo, inclusive, questões ligadas a relações de trabalho entre as organizações e seus empregados, bem como aspectos de responsabilidade econômica e social.

Caberá as áreas de Recursos Humanos repensarem suas atividades, estruturando-se de modo a atender as emergentes estratégias de sustentabilidade das empresas.

Essa é a constatação de uma pesquisa realizada em parceria entre o Massachussets Institute of Technology (MIT) e o Boston Consulting Group (BCG), sobre como as empresas estão adaptando seus negócios para torná-los mais aderentes a uma nova realidade social, que clama por práticas e atitudes responsáveis no que diz respeito à gestão das empresas. O estudo envolveu 1.500 organizações em todo o mundo que atuam em vários segmentos econômicos e até no terceiro setor.

Direcionada a executivos do topo das organizações, uma vez que 86% dos respondentes tinham cargos de chefia ou atuam como líderes sênior, a pesquisa evidenciou que mais da metade deles acreditam que o crescente interesse por parte dos empregados sobre temas relacionados à sustentabilidade, exige uma atitude correspondente por parte das empresas.

Os dados evidenciam claramente que as relações de trabalho, aquelas que marcam o relacionamento entre empresas e empregados, precisam urgentemente considerar aspectos de sustentabilidade.

Como por exemplo, demissões em massa e impessoais, tratamento dos demitidos como "inimigos", inexistência de programas que ajudem estas pessoas a alcançarem novas oportunidades ou até a criarem novos empreendimentos, estas práticas terminam por minar as imagens de "empresas sustentáveis" que muitas companhias tentam alcançar.

Aliás, vimos este filme recentemente, inclusive no Brasil, empresas que demitiram milhares de empregados ao menor sinal de uma crise que pouco as afetou.

Por isso, praticar a responsabilidade social nos processos de demissão de pessoas e outros processos de RH, integrando as áreas de Recursos Humanos às práticas de sustentabilidade é o caminho que muitas empresas esperam trilhar.

Pense nisso


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..