Os nordestinos estão voltando para casa

09/05/2010 04:39 - Prof. José Queiroz
Por Redação

Ola,

Nas décadas de 60, 70 e 80, aterrorizados pela seca e sem perspectiva de oportunidades profissionais, grande parte dos Nordestinos migraram para a região Sudeste em busca de ofertas de emprego. Como temos abordado aqui em textos anteriores, começa acontecer o inverso.

O ambiente macroeconômico mudou. Todos os indicadores, estão muito melhores. Estamos discutindo um projeto novo em um ambiente mais estável, consistente, com possibilidades de construir um outro padrão de desenvolvimento.

Os dados mostram que da classe C no total da população passou de 34% para 46%, ano passado. Por outro lado, os percentuais das classes D e E caíram de 51% para 39%. O que significa isso? estamos tirando gente da base da pirâmide e colocando no meio, inserido-os numa faixa de maior consumo.

Hoje, devido ao potencial do Nordeste - segunda região mais populosa do país (mais de 49 milhões de indivíduos/consumidores), poder de compra mais elevado da população, PIB superior ao de países como: Chile, Singapura, Venezuela, Colômbia e Peru, recursos naturais e matéria-prima abundantes, grande potencial turístico, referência musical e cultural, etc.etc.etc. – diversas indústrias, empresas e executivos, em busca de qualidade de vida e novos mercados, estão fazendo o processo inverso de algumas décadas atrás: subindo para o Nordeste.

O problema a ser observado é que com o crescimento economico acima do índice nacional, o nordeste atrai de volta os nordestinos que migraram e atrai também profissionais de outras regiões e até de outros países, e aí se não houver um bom planejamento educacional para a região, os melhores postos de trabalho serão ocupados por profissionais vindos de outras regiões e os nordestinos ficarão com os postos de trabalho periféricos.

Aí um bom tema para as autoridades de nossa região começarem a discutir e encontrar uma solução.

Pense Nisso.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..