TORTURADO NO TRIPALIU

30/04/2010 14:16 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,

Neste sábado dia 01 de maio de 2010, comemoramos mais um dia de dedicado ao trabalho e ao trabalhador, porque não?

A palavra "trabalho" tem sua origem no vocábulo latino "TRIPALIU" - denominação de um instrumento de tortura formado por três (tri) paus (paliu). Desse modo, originalmente, "trabalhar" significa ser torturado no tripaliu.

Quem eram os torturados? Os escravos e os pobres que não podiam pagar os impostos. Assim, quem "trabalhava", naquele tempo, eram as pessoas destituídas de posses.

A partir daí, essa idéia de trabalhar como ser torturado passou a dar entendimento não só ao fato de tortura em si, mas também, por extensão, às atividades físicas produtivas realizadas pelos trabalhadores em geral: camponeses, artesãos, agricultores, pedreiros etc. Tal sentido foi de uso comum na Antigüidade e, com esse significado, atravessou quase toda a Idade Média.

Se fizermos um passeio rápido pela história do Homem e sua relação com o trabalho - a concepção de trabalho sofre muitas transformações (social, política, religiosa, econômica, etc) através dos séculos, bem como o mundo sofre transformações de todas as ordens.

Hoje em dia a robótica e os demais fenômenos tecnológicos estão, outra vez, mudando a face do trabalho e do trabalhador.
O paradigma moderno é: eficiência, eficácia e produtividade e sua relação custo/benefício.

Eu particularmente penso o trabalho como a aplicação da energia do homem para o bem da humanidade, pois acredito que o homem, no trabalho, é capaz de modificar a própria natureza, colocando-a a serviço de todos nós.

Pense Nisso

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..