A maioria dos fóruns vem demonstrando amadurecimento em sua prática de funcionamento cooperativo entre poder público e sociedade civil. Grande parte vem se empenhando em complementar junto ao Ministério de Educação as informações a cerca da sua formação, atuação e institucionalização, diz John Carth assessor técnico da Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade e responsável pela organização nacional dos fóruns.
Ainda, segundo John há exemplos relevantes de atuação dos fóruns.
Um deles é o Fórum do Espírito Santo que tem gerado tentativas de publicação (replicação) do Kit "a cor da cultura" junto a Fundação Roberto Marinho, como também os Fóruns da Paraíba, Paraná, Espírito Santo, de Mato Grosso do Sul que conseguiram a institucionalização publicada por decreto ou portaria do governo do Estado, além daqueles que estão entremeando atividades junto a NEABs e Universidades para constituição de Curso de Formação na Lei ( Fórum do Rio Grande do Norte)”.
“John Cart complementa:”No ano passado (2009) a maioria dos fóruns ficaram ocupados em participar dos Seminários Regionais de Formação da SECAD/CGDI e dos Lançamentos Nacionais do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Etnicorraciais que aconteceram nas cinco regiões numa parceria SEPPIR e SECAD/MEC.
Em 2010 a SECAD/MEC promove dois Seminários Regionais, o Norte/Nordeste que acontece nos dias 06 e 07 de maio em Alagoas e o Seminário das Regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, que acontece em São Paulo.
Na programação do Seminário Norte/Nordeste constam oficinas, sessão de comunicação sob o tema Parcerias e Estratégias de Informação e Comunicação.
A atividade é restrita aos/as participantes dos Fóruns e convidados.