ASSÉDIO MORAL

19/04/2010 14:55 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,

Hoje vou atender a uma leitora que me escreveu relatando o seguinte.


- tenho 14 anos de empresa, sou dedicada, gosto do que faço, gosto da empresa que trabalho, porém há dois anos ouve uma mudança na chefia e a pessoa que assumiu o posto tem me tratado muito mal, sem modos, ameaçando-me diariamente com a perda do emprego e se não faltasse, ele adora me repreender em público na frente de clientes e de outros colegas, estou desesperada sem saber o que fazer.


Minha querida amiga, é realmente uma situação muito constrangedora e mais comum do que se pensa, infelizmente.


Vivemos ainda um cenário de violência no ambiente organizacional donde emerge um fenômeno, que apesar de invisível, vem merecendo especial atenção das organizações, dos funcionários e da sociedade como um todo, devido aos danos que provoca. E este fenômeno tem nome: é o assédio moral, é isso que o seu chefe vem fazendo com você, assediando-a moralmente.


Em geral, os empregados quando assediados moralmente, apresentam depressão, palpitações, tremores, distúrbios do sono, hipertensão, distúrbios digestivos e alteração da libido. Mulheres choram diariamente, ficando tristes a amarguradas, enquanto homens se mostram revoltados, envergonhados diante da família e com sede de vingança.

Uma pesquisa publicada pela médica e psicóloga Margarida Barreto, de São Paulo, revela que cerca de 18% dos homens que sofrem assédio moral tentam o suicídio.

Além disso, o funcionário perde a autoconfiança e o interesse pelo trabalho, tem dificuldade para interagir com os colegas, se isola da família e dos amigos por se sentir inferior e incapaz e muitos começam a usar algum tipo de droga.


Mais você não precisa conviver com isso. Como no Brasil o Assédio Moral ainda não é crime sugiro que você denuncie o agressor, procure o Núcleo de Combate à Discriminação no Emprego e na Profissão (vinculado ao Ministério do Trabalho) da sua cidade. O Ministério Público, a Justiça do Trabalho, a Comissão de Direitos Humanos e o Conselho Regional de Medicina também podem fornecer atendimento e assessoria aos casos de assédio moral.


O importante neste caso é não deixar barato e evitar que essa pessoa possa continuar a cometer esses absurdos.
Afinal de contas a sua saúde e a sua paz são o patrimônio mais importante que você possui.


Pense Nisso
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..