Encrenqueiro? Eu não.

10/04/2010 16:19 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,
 

Um dos nossos leitores me escreveu um e-mail retratando o seguinte:

- Professor quando pleiteava uma vaga de gerente uns quatro anos atrás, descobri que eu não era uma pessoa fácil de lidar. Minha capacidade técnica era muito superior à dos outros candidatos à vaga, mas minhas habilidades sociais eram desastrosas, tinha uma dificuldade enorme de controlar as situações que apareciam fruto das discussões em grupo.

Meu caro amigo esse comportamento apresentado por você é típico de uma pessoa que tem um perfil muito técnico. No dia-a-dia nas organizações percebemos que as pessoas que são essencialmente técnicas têm uma dificuldade enorme de se relacionar com o grupo.

Essas pessoas geralmente costumam discutir muito tentando provar seu o ponto de vista e isso muitas vezes provoca atritos desnecessários que irão trazer enormes prejuízos á imagem desses colaboradores, que são taxados de encrenqueiros, talvez seja esse o seu caso.

O que fazer para contornar esse problema? Só o fato de você perceber que algo está errado no seu comportamento já é o primeiro passo importante em busca de solução.

Tente então contornar esse problema através do seu auto-controle. Aí vai o conselho de sempre: conte até 10, 20 ou 50 antes de se envolver numa discussão. Veja se você realmente precisa expor sua insatisfação.

Pense mais a frente e tente entender se isso é realmente importante e se vale a pena brigar, considerando o que você tem a ganhar ou perder. O que isso vai te acrescentar? Isso não pode ser resolvido depois da reunião, quem sabe numa conversa particular com a pessoa com a qual você discorda?

Lembre-se que muitas das vezes nos envolvemos em acaloradas discussões só por uma questão de ego, para demonstrar que o outro estar errado e nós estamos certos.

Há outras formas de dizer isso, de forma educada, embasada e sem emoção, evite palavras como, “eu acho que.... você não está entendendo... você já falou agora me escute..... lembre-se que apesar de todas as suas convicções você pode está errado.
Enfim é preciso meu caro ouvinte desenvolver em você o que chamamos de habilidades emocionais.

Seu sucesso profissional, quer seja sua categoria a de engenheiro ou professor, advogado ou vendedor, é definido em 80% pela sua inteligência emocional e em 20% por seu QI.

Pense Nisso.

 

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