QUAL O MELHOR MOMENTO PARA SE PENSAR NA CARREIRA PROFISIONAL

29/03/2010 08:05 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,
Ao longo desses últimos 25 anos, aproximadamente, poucos temas têm causado tanto impacto dentro e fora de Gestão de Pessoas quanto o de carreiras.

Existe hoje, nas universidades, uma grande preocupação em inserir no mercado de trabalho os novos profissionais que estão se formando. Muitos destes são estudantes de cursos cujos mercados encontram-se saturados, outros estão se formando em novos cursos, tipo: Design Ambiental, Engenheiro Ambiental e Biomédico, cuja dificuldade maior é identificar realmente qual é o mercado alvo e quem são seus potenciais clientes.

Todos estes futuros profissionais carecem de uma necessidade básica “como se inserir neste mercado de trabalho tão competitivo e complexo”. A resposta parece óbvia: através da gestão competente de suas carreiras, o chamado marketing pessoal.

A imensa maioria dos universitários acha que só deve se preocupar com a carreira no último ano de faculdade, um grande engano, na verdade a preocupação com a carreira deve acontecer mesmo antes da faculdade, se possível, desde a definição da graduação que ele escolheu para cursar.
A gestão da carreira é decisiva para se obter sucesso hoje em dia, neste mercado globalizado e competitivo e quanto antes adquirirmos as competências requeridas pelas empresas melhor para a nossa carreira.

Como exemplo existe cinco competências muito requisitadas pelas empresas com relação aos profissionais, em qualquer área do conhecimento. Estas necessidades estão representadas nas capacidades de: produzir em equipe, comunicar-se bem oralmente e por escrito, aproveitar o tempo, cuidar do próprio aprendizado e cultivar relacionamentos.

Juntas, estas competências farão uma grande diferença na carreira profissional. Aqueles que conseguirem desenvolvê-las melhor, certamente, terão maiores atrativos diante de uma empresa ou possível cliente.

No próximo mês de abril, eu e o professor Carlos Conce estaremos ministrando um curso de Gestão de Carreira e Marketing Pessoal, será um curso intensivo de 9 horas de duração, voltado para aqueles jovens que estão iniciando uma carreira ou aqueles que já se encontram no mercado mais gostaria de planejar melhor a sua carreira e seu marketing pessoal. Aguardem nos próximos posts daremos mais informações.

Pense Nisso


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..