VENDA GANHA-GANHA

10/03/2010 15:01 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,
Hoje respondo a mais um leitor do blog que nos encaminhou a seguinte questão.
- sou gerente comercial de uma Empresa, tenho uma funcionária na área de vendas, a mesma é organizada, pontual, porém, vive no mundo da fantasia.Inventando e criando inverdades.Já matou vó,tio,primo etc....que atitude devo tomar?
Bem meu amigo, o seu dilema pelo que entendi é que a referida apesar de organizada e pontual, vive fantasiando inventando coisas;
Primeiro essas qualidades que você diz ter a sua colega vendedora, ser organizada e pontual são qualidades mínimas para qualquer funcionário, uma boa vendedora precisa de um conjunto de habilidades e qualidades superior a esse apresentado por você, para que mereça um investimento maior da empresa.
Sob o fato de a mesma viver num mundo de fantasia criando inverdades, para uma vendedora é um problema sério.
A relação hoje exigida de um vendedor com o consumidor é uma relação de parceria, de consultoria e de uma relação ganha-ganha, ganha a empresa e ganha o consumidor, não se admite mais uma venda realizada onde só ganhe a empresa.
O meu receio pelo que você retrata no seu email é de que essa vendedora esteja criando expectativas nos seus clientes, expectativas essas fantasiosas e mentirosas, as quais os produtos oferecidos e a própria empresa não possam cumprir.
Se estiver acontecendo isso essa funcionária estará prejudicando a sua empresa e você terá que mudá-la de função ou mesmo demiti-la. Uma forma de verificar isso é pesquisando a base de clientes da vendedora, principalmente aqueles que deixaram de comprar da mesma.
Mas se a mesma tiver uma base de clientes sólida, com um índice de recompras alto, caberá a sua empresa, através de um programa de capacitação, desenvolver essa funcionária buscando eliminar essas características, digamos, negativas para a função de vendedora.
A decisão meu caro amigo é sua, pois só você conhece a funcionária, seu histórico, como ela ascendeu ao posto de vendedora, quais são as suas competências e se por acaso não seria melhor colocá-la numa área onde ela pudesse desenvolver a sua imaginação uma área que requeira justamente esse lado forte dela, criativo, imaginativo e formulador.

Pense Nisso.
Você pode acessar o site professorqueiroz.com.br e ter acesso a textos, aos programas, muita informação e mandar suas sugestões.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..