A PRATA DA CASA

25/02/2010 14:18 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,

Vamos atender a solicitação de um dos nossos abnegados e participativos ouvintes. E você já sabe, quer interagir com este programa, entre no site professorqueiroz.com.br e encaminhe a sua sugestão, só solicito que tenham um pouco de paciência pois são muitas solicitações e vou atendo a todos na medida do possível.

Abordamos em um dos nossos programas anteriores a questão da migração. Um ouvinte nos escreveu reclamando da desconfiança dos alagoanos com quem vem de fora trabalhar aqui. A questão hoje é ao contrario um ouvinte reclama que aqui não se dá valor a prata da casa e que as coisas vindas de fora são vistas com mais entusiasmo.

Primeiro gostaria inicialmente de revelar de onde veio essa expressão “prata da casa”. Lembram aquela prataria que a nossa bisavó deu pra nossa avó, que repassou para nossa mãe e ela está aguardando o casamento do primeiro filho para repassar? É, aquele objeto que fica em cima de móvel da casa o ano inteiro e ninguém presta atenção a ele porque ele já faz parte paisagem? Isso é a chamada prata da casa.

Utilizamos essa expressão para identificar aqueles talentos forjados no âmbito da nossa cidade no nosso estado.

Você meu não é o único e nem será o último a sentir-se desprestigiado sem receber o devido valor que merece.

Esse é um aspecto cultural presente em muitas comunidades que valorizam mais o que vem de fora. Aqui é assim também que o diga Djavan e outros valores excepcionais alagoanos verdadeiros ídolos lá fora mais que aqui em nosso estado não tiveram o mesmo reconhecimento.
Existem várias técnicas que podem amenizar um pouco essa questão.

Hoje a tecnologia é uma grande aliada, podemos a um só clic, está se comunicando com o mundo e mostrando o nosso trabalho. Uma postura que pode ajudá-lo a lidar com isso é realizar seu trabalho sem a preocupação do reconhecimento.

Por que procuramos tão desesperadamente pela aprovação dos outros? Será que todo mundo realmente sabe o que é melhor para você? Claro que não, lembre-se de que já comentamos aqui, tudo que acontece fora tem partida em você.

Para finalizar quando oferecemos algo e não obtemos uma aprovação, uma resposta positiva, muitas vezes o problema não está na falta de valorização da prata da casa, o problema pode estar relacionado a forma como comunicamos a oferta, reveja seus passos e vá adiante.

Pense Nisso

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..