A EMPATIA TORNA A EMPRESA E O PROCESSO PRODUTIVO MAIS HUMANOS.

28/01/2010 05:24 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,

Meus caros leitores, inicialmente gostaria de agradecer aos acessos que a nossa página está tendo na internet, professorqueiroz.com.br. são várias solicitações de temas para serem abordados aqui. Na medida do possível vou atendendo a todos.
Hoje vou comentar acerca de uma das mais importantes habilidades de vida, a empatia.
Neste mundo de individualismo exacerbado, cada um cuidando de si, de muito falar e pouco escutar, não é fácil falarmos nem tão pouco exercitarmos a empatia, que numa definição simples - é a arte de se colocar no lugar do outro.
Empatia não necessariamente envolve concordar com os sentimentos das outras pessoas, mas certamente envolve compreender quais são seus sentimentos e idéias.
A falta de empatia na área profissional e, em especial, na área de serviços, pois somos todos prestadores de serviços, conduz a não percepção do cliente e de suas necessidades, e isso conduz à falência. No caso de gerentes ou proprietários conduz à apatia do grupo de empregados, onde o próprio gerente deixa de assumir o papel de líder, para ser o feitor.

O papel da empatia do gerente ou proprietário pode ser a diferença entre um apanhado de pessoas e uma equipe. Muitos dos pequenos negócios prosperam ou acabam exatamente pela empatia.
Existem também as pessoas que podem ser extraordinariamente inteligentes e que até possuem alguma motivação para compreender os outros. Entretanto, são tão rígidas que usam sua inteligência para defender seus próprios conceitos e valores.
Do outro lado da moeda, estão aqueles indivíduos que são, de fato, motivados para "ler" e compreender os outros. Vão além da superfície e estão constantemente examinando situações e pessoas verdadeiros líderes empáticos.
O mercado competitivo exige hoje uma estrutura organizacional que incentive o trabalho em equipe. Por isso, a competência baseada na empatia é extremamente valorizada no ambiente corporativo. Para a produtividade, o importante é que [a empatia] torna a empresa e o processo produtivo mais humanos.
Pense Nisso.

 


 

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