A PERCEPÇÃO É QUE É A REALIDADE TUDO O MAIS É ILUSÃO.

23/01/2010 07:36 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,
O nosso assunto de hoje é o marketing, umas das áreas que mais gosto de atuar em nossos trabalhos de consultorias e uma das técnicas mais confundidas da administração, por exemplo, confundimos marketing com propaganda e propaganda é na realidade apenas uma gota no oceano que é o marketing.
Uma confusão também muito comum em marketing é acreditar que tendo um bom produto é suficiente para vencer a concorrência.
Muita gente pensa que marketing é uma batalha de produtos. No final das contas vão descobrir que marketing é na verdade uma batalha pela percepção nas mentes dos clientes. A percepção é que é a realidade tudo o mais é ilusão.
Tudo que existe no universo, se é que ele existe, existe dentro de nossa mente e da mente dos outros. Essa sim é a realidade que deveremos levar em conta quando elaboramos os programas de marketing. O marketing é na verdade a manipulação das percepções dos clientes, o que não é fácil.
Veja se não é verdade. Diariamente somos bombardeados pela propaganda de forma geral, em especial nos últimos tempos, a propaganda oficial, que brada aos quatro cantos que tem o melhor produto, o melhor programa de governo, que tem feito muito pelas pessoas, que todos estão felizes e que não existe melhor lugar no mundo para se viver. Esse tipo de ação é típico de quem acredita que ter o melhor produto será suficiente para vencer a batalha.
Aí o que acontece é que as campanhas de comunicação não refletem na pesquisa que teima em apontar que o cliente, alvo da campanha, não compra aquele produto, porque a sua percepção não é aquela revelada na campanha.
O que determina a vitória de qualquer campanha é o que as pessoas pensam sobre o produto. O que na verdade adianta bradar aos quatro cantos que tenho o melhor produto se as pessoas não percebem assim.
O All Ries autor do livro, As Leis Vencedoras do Marketing, nos ensina que a percepção é fundamental dentro do universo do marketing. É preciso saber encaixar seu produto naquilo que já está na mente das pessoas para que você obtenha sucesso.

Pense Nisso
Você pode acessar o site professorqueiroz.com.br e ter acesso a textos, aos programas, muita informação e mandar suas sugestões.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..