Marketing turístico? Atenção ao detalhe

14/01/2010 13:24 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLÁ,
Hoje vamos abordar mais uma vez a questão do turismo em Alagoas. O meu intuito é tão somente ajudar para que continuemos a atrair e manter turistas em nossa capital.

Esse verão especialmente Alagoas vem recebendo milhares turistas. São pessoas de todos os lugares do Brasil e também do exterior que se sentiram atraídas pela divulgação das nossas belezas naturais e escolheram, diante de inúmeras opções, Alagoas, Maceió, para passar o seu merecido descanso.

Para o visitante, uma viagem inicia com as primeiras informações sobre o destino escolhido, informações acerca dos seus atributos, de sua gente, das condições do comercio local, do serviço de saúde, a hospitalidade da gente daquele lugar, a qualidade dos serviços, restaurantes, bares e por aí vai.

Quando ele chega ao destino o visitante começa, como um auditor, a verificar se aquelas informações recebidas anteriormente a viagem, se correspondem ou não as expectativas.
Pois bem, esses cuidados são básicos se o destino turístico deseja mais e mais visitantes.

E o que estamos fazendo aqui? Na propaganda oficial Maceió tem inúmeros museus para serem visitados, mas não disseram que Maceió é uma das poucas cidades do país onde museus e galerias ficam fechadas durante os finais de semana. Com isso, turistas que visitam a capital e lotam praias e feiras de artesanato vão embora sem conhecer o acervo histórico da cidade.

Mas uma vez, esse já foi o segundo ano, a queima de fogos na orla lagunar frustrou milhares de pessoas que foram apreciar a virada do ano, fiquei decepcionado e morto de vergonha com o que escutei dos turistas que ali estavam, sem se falar que não existia nenhuma decoração oficial alusiva ao natal, toda iniciativa de ornamentação natalina foi da população, ou seja, a cidade de Maceió não se preparou para receber os turistas. E as praias e praças cheias de lixo, hem!

Cuidado, o marketing turístico se faz no detalhe, o aumento da concorrência no turismo é uma realidade hoje, e essa concorrência não é apenas local ou regional não, é global. Alagoas está concorrendo com destinos internacionais, que são favorecidos pela valorização do real e essa tendência do câmbio deve durar alguns anos.

Portanto, atenção aos detalhes, pois não basta atrair turistas, temos que mantê-los esse é o negócio o resto é amadorismo.

Pense nisso. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..