ENCONTREI O SENTIDO DO NATAL

24/12/2009 11:09 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,
Hoje à noite comemoramos o natal. No Natal comemoramos o nascimento do menino Jesus. Ele veio para iluminar os caminhos com a força de seu amor. Ele queria o povo livre da opressão, queria a paz. Ele amava, simplesmente, na mais pura gratuidade.

Pois é para lembrar os gestos poéticos praticados por esse homem que se comemora o Natal. E, não é só para comprar alucinadamente nos “shopping" da vida como quer fazer crer a mídia.

O natal é para recordar, para trazer de volta ao coração àquela noite mítica de um longínquo dezembro, quando o menino palestino nasceu e legou ao mundo essa lição tão pueril. Amar e partilhar.

Como a proposta de nosso programa é falar sobre desenvolvimento humano e profissional, vamos hoje falar a respeito deste Líder servidor que foi Jesus cristo.

Ao longo da história, muitas pessoas conseguiram com suas idéias mudar o curso da política, da filosofia, da ciência ou da religião. Houve um homem, no entanto, que foi capaz não só de abalar os alicerces do pensamento como de alterar para sempre a trajetória da humanidade. Esse homem foi Jesus Cristo e seus ensinamentos geram frutos há mais de dois mil anos Jesus se fazia seguir e obedecer de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo. Transmitindo confiança e segurança, empolgava e empurrava os colaboradores para frente. Estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava.

Como líder autêntico, encarnava as crenças e os valores mais preciosos do grupo a que pertencia. Na verdade, a capacidade de liderar, em qualquer época, deriva da força e do apoio dos que cercam aquele que comanda. Ela implica levar os liderados a se tornar independentes, servindo-lhes como exemplo.

Ao contrario do que ensinou Jesus, durante muito tempo a liderança empresarial foi calcada no respeito imposto, e não no respeito conquistado.

Hoje tudo está mudando numa velocidade impressionante. Hoje os líderes empresariais descobriram que a única forma de manter a empresa viva e em crescimento, é valorizar o trabalho em equipe. E para valorizar o trabalho em equipe é preciso, por conseqüência, valorizar os integrantes da equipe, que são seres humanos, e não máquinas.

De forma tênue, mas gradativa e firme, os princípios do nosso Mestre Jesus estão começando a ser aplicados em muitas empresas. Dentro de alguns anos muitos irão enxergar que as “modernas” técnicas de liderança nada mais são do que os princípios preconizados por Jesus. Quer um exemplo?
Os pesquisadores norte americanos chegaram, depois de intensa e séria pesquisa, aos cinco procedimentos do líder eficaz, a saber:
A - Desafiar o estabelecido;
B - Inspirar uma visão compartilhada;
C - Permitir que os outros ajam;
D - Apontar o caminho;
E - Encorajar o coração.
Esses procedimentos, descobertos não por religiosos, mas sim por pesquisadores empresariais, tem relação direta com o estilo de liderança do nosso Mestre Jesus?

Jesus é um exemplo de liderança, veja como se relacionava o líder Jesus?

a) Jesus era um líder disposto a assumir a função de servo,
b) Jesus não se preocupava em ser o primeiro,
c) Sua liderança não era autoritária,
d) Estava sempre disposto a ouvir e dar atenção – Até mesmo os pequeninos (às crianças),
e) Estava em contínuo treinamento com os seus liderados,
f) Procurava nutri-los da melhor maneira possível,
g) Sua liderança baseava-se na humildade,
Para finaliza um trecho da música de Fernanda Brum.

Quando se crê no motivo real
De comemorar com alegria o Natal
Um sentido de paz e de amor
Vem logo habitar nosso interior

Aleluia! Sim encontrei o sentido
Natal real é ter Jesus como amigo!

Pense Nisso,

FELIZ NATAL

 


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..