O Racismo é um Sujeito Oculto.

22/12/2009 22:18 - Raízes da África
Por Arísia Barros

A face oculta do racismo no Brasil reproduz e consolida o argumento da invisibilidade social de um povo participativo e arquiteto da história da naçã brasileira. Descontextualizando-o.
A sociedade contemporânea sabe da existência do racismo e traz consigo a consciência de que a discriminação racial cria não só o apartheid estético-midiático-imaginário como também divide o Brasil em distintas Áfricas.Negros são hóspedes,ainda incomôdos, para o segundo país mais negro do mundo, fora do continente africano.
Mesmo sendo flagrantemente racista, essa sociedade se acomoda ao não desafiar as normas atuais que imputam aos ditos diferentes um tratamento desigual valorizando a tendência de consolidação de mais e mais posturas discriminatórias e veladas.
O Projeto Raízes de Áfricas sabendo da sua quota de responsabilidade desenvolveu ao longo de 2009 ações pautadas na construção, reflexão e proposição de políticas públicas, visando a equidade social focada na igualdade racial.
Cerca de 2.000 ( duas mil pessoas) participaram de nossos encontros na multiplicação de idéias e valores igualitárias.
Realizamos inúmeras parcerias, sempre com o apoio da Federação das Indústrias e Polícia Civil.
Por acreditar que o racismo é um sujeito oculto, nos fizemos presentes na convocação de tantos e muitos para formação de uma rede de pessoas que acredita que outro mundo,sim, melhor é possível. E vamos a elas:

Ações desenvolvidas pelo Projeto Raízes de Áfricas.

06 de março 2009- Realização do almoço-homenagem: “08 mulheres da Diversidade” em comemoração ao dia internacional das mulheres.
27 de março- Realização do 1º Encontro Etnicidades/Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/Diferenças e Diálogos”. Lançamento do Blog: “Raízes D’Áfricas”, que já está no ar.
Membro da Comissão Organizadora Estadual da II Conferência de Promoção da Igualdade Racial
23 de abril- Palestra na Conferência Regional da Igualdade Racial, na cidade de União dos Palmares , com o tema: “Análise do impacto das políticas implementadas, para além fronteiras, como destaque na área das relações internacionais, para os protocolos firmados com os países do continente africano”.
06 de maio- Realização do Projeto “Mojubá Yèyé”- significado “Eu saúdo as mães”- homenagem a oito mulheres mães da diversidade: negras, indígenas e ciganas, símbolos do esforço e determinação, da pluralidade da beleza, da etnicidade e crenças, dos quais revelam a força da diversidade étnica do universo feminino.
21 de maio- Palestrante na II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II Coepir), com o tema : “Análise do Impacto das Políticas Implementadas, para além Fronteiras, com destaque na área das Relações Internacionais, para os Protocolos Fir mados com os Países do Continente Africano”.
21 de maio - Facilitadora do Grupo Política Internacional na II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (II Coepir).
25 de maio- Articulação e organização da II Missa de Ação de Graças: Em nome do Pai e da Liberdade Guerreira- Um tributo à Liberdade da População Negra. Capela de São Gonçalo, bairro do Farol. Celebrante arcebispo de Maceió, Dom Antonio Muniz.
29 a 31 de maio de 2008-Participante como delegada eleita da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II Coepir),em Brasília.
16 a 20 de junho- Participante como membro-representante do movimento negro na Comissão Organizadora da Conferência de Segurança Pública - COE/AL do Curso Convivência e Segurança Cidadã, no Resort Starfish Ilha de Santa Luzia , Sítio Tingui, s/n, Praia do Costa - Ilha de Santa Luzia, Barra dos Coqueiros, Sergipe.
26 de junho- Proposição e Articulação para visita da delegação de Alagoas na II CONAPIR ao ministro do Supremo Tribunal Federal em Brasília, Joaquim Barbosa
24 de julho- III Encontro Etnicidades Brasil: "Cidadania em Gênero, Raça e Resistência!". Homenagem a 10 mulheres empreendedoras sociais, negras, alagoanas das bases populares com o certificado Tereza de Benguela.
Representante do movimento negro na Coordenação Organizadora Estadual da Conferência Estadual de Segurança Pública
6 e 7 de julho-Realização do Encontro Etnicidades Nordeste: “A Promoção da Igualdade Racial em Alagoas: Teoria e Prática”.
07 de julho- Realização da Conferência livre: A Segurança Pública e as Comunidades Quilombolas.
13 e 14 de agosto- Participação no Seminário de Capacitação de Representantes de Fóruns de Educação e Diversidade Etnicorracial/Natal Rio Grande do Norte/MEC/SECAD
20 e 21 de agosto-IV Encontro Etnicidades Brasil: “Negras em Movimento: Gênero, Raça e Religiosidade
27 a 30 de agosto- Participação como delegada representando o movimento negro alagoano da I Conferência Nacional de Segurança Pública,realizada em, Brasília.
18 de setembro- Seminário Temático de Avaliação “O Brasil Consegue?!?”, tema “Segurança Pública, a desmilitarização e o desafio da integração com a sociedade”
15 de setembro- Participação com palestra na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades”.
09 de outubro- Participante como moderadora da mesa temática Cidadania Direitos e Deveres1ª Conferência Metropolitana de Comunicação
30 de outubro de 2009 – Realização da Agenda Social de Diálogos Alagoanos sobre Segurança Pública e a Promoção da Igualdade Humana: Conseguiremos?!?
06 de novembro- Realização do II Colóquio Internacional Brasil x Áfricas: Artes, Cultura e Literaturas/IV Bienal Internacional do Livro.
07 de novembro de 2009- Promoção da Oficina: Eu, Meus Pais e Meus Avós
Projeto Um Dia de Graça no Terreiro-Centro Afro Cultural Abaça de Oxum Panda/Village Campestre II/Tabuleiro dos Martins-
24 de novembro- Visita do jornalista José Amaral Neto da Agência de Notícias Já. Com de Uberlândia/Minas Gerais para conhecimento e divulgação do Projeto Raízes de Áfricas.
26 de novembro- Articulação, como movimento negro para realização da Uma Missa em Nome da Paz pelo Respeito á Liberdade de Crenças e as Diferenças Humanas.Catedral Metropolitana de Maceió/Al
07 de dezembro- Promoção da palestra do ministro-adjunto de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, com o tema ‘O Desenvolvimento Sustentável e a Política Proativa à Promoção da Igualdade Humana’.
14 a 17 de dezembro-Participante como delegada eleita representando o movimento negro alagoano, da articulação “Enegrecer a Confecom” na 1ª Conferência Nacional de em Brasília.
21 de dezembro- Realização do Encontro Erí-okán e Omòdé (Consciência e Juventude)
Que em 2010 possamos intensificar as ações conjuntas,substantivas e em parcerias para que novas caminhasa sejam estabelecidas.
Que Olurum nos conduza!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..