DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU UM MILAGRE PASSAGEIRO.

21/12/2009 07:21 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,

No texto de hoje gostaria de continuar a refletir sobre a expectativa de crescimento do nordeste para os próximos anos.
Há hoje um certo consenso de que a economia brasileira deverá crescer nos próximos 10 anos, a uma razão de 6% ao ano. A se verificar a tendência de crescimento da economia nordestina atual, que tem sido em média 14% acima da taxa brasileira, o nordeste deverá crescer algo em torno de 7% ao ano.
Para se ter uma idéia do que já está acontecendo, apenas no Banco do Nordeste, os financiamentos sextuplicaram, passando de 2 bilhões em 2003 para 13,3 bilhões de reais em 2008. São projetos dos mais variados portes e destinados a fins tão diversos quanto esmagamento de soja e produção de medicamentos.
Como a mais emergente região de um país que hoje chama a atenção do mundo, o Nordeste vive um momento de prosperidade por seus próprios méritos. A força de atração da região está em seu mercado potencial e na parcela dele que se torna real.
Em 2003, metade das famílias nordestinas vivia com menos de 768 reais por mês e fazia parte da chamada classe E, um extrato da população alijada do mercado de consumo. Nos últimos cinco anos, essa faixa caiu para 31% da população. Isso significa que cerca de 10 milhões de nordestinos ingressaram nas classes C e D, o que explica a proliferação de grandes lojas de varejo e de supermercados.
As oportunidades para investimentos e crescimento do emprego na região nordeste irá caracterizar esses próximos anos, é uma pena que o estado de Alagoas e o Maranhão não acompanhem ainda esse ritmo de crescimento.
A prioridade agora, para a região continuar crescendo e alcançar o desenvolvimento, é investir em infra-estrutura, em novas tecnologias, no melhor conhecimento das potencialidades de toda a região, especialmente do Bioma Semi-árido e, principalmente, em educação. Garantido acesso à população a melhores serviços, a novos conhecimentos e à educação de qualidade, podemos garantir que um processo de desenvolvimento seja sustentável e não apenas um "milagre" passageiro.

Pense Nisso

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..