Tia, porque dói tanto ser negro?! Insiste em perguntar o menino da escola.

19/11/2009 14:33 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 O último Relatório de Desenvolvimento Humano elaborado pelas Nações Unidas aponta Alagoas como um dos estados da Federação em que as desigualdades raciais entre brancos e negros é alarmante e, segundo a pesquisa, não só os fatores econômicos e geográficos interferem na ascensão pessoal e social, a cor da pele é estigma social provocador de uma nova história geográfica. Um apartheid sócio-étnico.
As desigualdades entre brancos e negros nos remota a urgente necessidade política de rever a abolição de 1888. Revoluções sociais na promoção de políticas para a igualdade racial, onde os menos favorecidos tenham maior concentração de políticas públicas para se tornarem iguais. Equidade!
O racismo é um fenômeno sistêmico que desvirtua conceitos e adultera histórias. Permite a eliminação censitária dos negros, a partir do conceito da miscigenação dos povos e territorializa um grande percentual de brancos. Uma distorção alarmante apontada pelo censo escolar diz respeito à raça das professoras e professores brasileiros.
Do total de docentes da Educação Básica, 51 não declararam raça. Entre o restante, 32% são brancos, 14% pardos e apenas 2% negros. A partir dessa auto-invisibilização identitária, a concepção do que é identidade étnica torna-se uma figuração do abstrato. Como ensinar o que eu não me permito saber ou perceber? A diversidade étnica alagoana ainda é uma jóia desconhecida.
A Lei Estadual nº 6.814/07 não pode sofrer o processo de descontinuidade de gestão administrativa, deve ser uma permanente e necessária política pública em curso. A Lei é a quebra do silêncio pedagógico estrutural, uma segunda abolição na mobilização dos diversos grupos sociais no rever, segundo Luís Mir “A história oficial da estadolatria colonial”, como também rever as metáforas sociais e os abismos estruturais que aniquilam identidades étnicas.
Tia, porque dói tanto ser negro?! Insiste em perguntar o menino da escola.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..