RECORD DE CONTRAÇÃO TEMPORÁRIA

19/11/2009 13:09 - Prof. José Queiroz
Por Redação

OLA,


O final do ano está se aproximando e as empresas se preparam para as contratações temporárias, para suprir a alta demanda causada pelas férias e datas comemorativas como o natal e o ano novo.

Este ano a perspectiva é muito boa em virtude da redução do IPI e da retomada do crescimento do país.

De acordo com a presidente do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), Luiza Trajano, se a prorrogação do IPI não fosse realizada pelo governo, o varejo contrataria 5% de temporários. Com a prorrogação do IPI o compromisso é de contratar de 10% a 15% do quadro de pessoal.

Essa é uma boa notícia para quem está aí atrás de uma oportunidade de emprego, não é verdade?

Lembramos que no Brasil, o trabalho temporário é regido pela Lei 6.019/74 e é prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Dentre os direitos deste profissional, estão remuneração equivalente à dos empregados efetivos, jornada máxima de oito horas diárias, repouso semanal remunerado, pagamento de horas extras (não excedente a duas horas diárias), adicional por trabalho noturno, indenização por dispensa sem justa causa ou término do contrato, seguro contra acidente de trabalho e décimo terceiro proporcional e férias proporcionais.

Além disso, ele tem direito à proteção da Previdência Social, contagem do tempo de serviço como trabalhador temporário para aposentadoria, depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), contrato de três meses, renovável por mais três, mediante autorização do Ministério do Trabalho, vale-transporte e auxílio-alimentação.

Em Alagoas os setores que mais contratarão temporários serão o Comercio e o setor de serviços, incluindo aí o setor turístico que deverá ter umas das melhores temporadas dos últimos tempos.

É isso aí, no mais, você que vai se candidatar a uma dessas vagas de temporários, só resta confiar e acreditar que poderá ser efetivado caso demonstre um bom desempenho na sua função.


Pense Nisso.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..